Os variados tipos de ferramentas ajudam muito a resolver problemas em reparos e consertos, de forma eficiente e sem gastar muita energia. Elas facilitam muito a vida na hora de fazer a manutenção doméstica de veículos e outros itens.
Mais ainda, para você que é profissional do ramo da construção, mecânica, serralheria e outros, elas trazem segurança e ajudam a economizar tempo.
Por isso, é importante conhecer os principais tipos de ferramentas, seus nomes e aplicações. É isso que você vai conferir neste conteúdo que preparei recheado de informações. Confira!
Principais ferramentas elétricas
A principal característica das ferramentas elétricas é utilizarem a energia, seja diretamente ligadas à tomada ou com baterias recarregáveis. Elas apresentam potência considerável, por isso, requerem a utilização de EPIs e conhecimento na hora de manusear.
Confira os nomes das ferramentas mais utilizadas por profissionais ou para pequenos reparos residenciais.
1. Furadeira
As furadeiras são uma das ferramentas elétricas mais comuns. Elas são indicadas para realizar furos de diferentes diâmetros em vários tipos de superfície. Para isso, as brocas são fundamentais.
Atualmente, é possível encontrar modelos que funcionam à bateria, sem a necessidade de estarem constantemente plugados na tomada. Sem contar que absorveram a função da parafusadeira.
Com isso, você encontra versões com entregam as duas funções em um apenas um equipamento.
2. Parafusadeira
Se você trabalha com montagem e desmontagem de móveis, a parafusadeira é uma mão na roda. Com elas, você economiza tempo em tarefas repetitivas e evita fadiga desnecessária.
São equipamentos com a função de parafusar e desparafusar, preservando a integridade do parafuso. Há tipos de parafusadeira ideais para se ter em casa, com menor potência.
Certeza que você não vai se arrepender quando mais precisar.
3. Serra tico-tico
A serra tico-tico é um tipo de ferramenta bem versátil, capaz de realizar cortes retos, curvos, chanfros, rasgos e trabalhos personalizados, com ótima precisão.
É uma ferramenta que deixa você à vontade e com tranquilidade para trabalhar, devido à sua ótima ergonomia. Isso traz segurança e bastante eficiência para o seu dia a dia.
4. Serras circulares
As serras circulares fazem cortes em madeira, mas elas podem também cortar acrílico e metais. Basta adquirir o disco de serra apropriado para cada material.
Ela é um equipamento bastante comum em marcenarias, serralherias e carpintaria, por exemplo. Profissionais do ramo da movelaria e da bricolagem também precisam dessa ferramenta para trabalhar.
5. Serras de bancada
Se você está em busca de uma ferramenta elétrica precisa e super segura, a serra de bancada é o modelo ideal. Elas são instaladas em superfícies fixas e retas, por isso, são mais estáveis, firmes e seguras que os equipamentos de mão.
Com a serra de bancada, você pode cortar peças de madeira maciça e estratificada, além de realizar furos e placas de fibra, plástico e outros materiais.
6. Lixadeira
A lixadeira elétrica é uma ferramenta feita para trabalhos com a madeira, dispensando o uso de lixadeira manual. Assim, fazem o desbaste nesse tipo de superfície com tranquilidade e eficiência.
Existem modelos disponíveis no mercado que acompanham recipientes para recolher o pó resultante da atividade acoplado à furadeira. Ou seja, ajudam você a evitar bagunça e na limpeza!
7. Esmerilhadeira
A esmerilhadeira foi criada para desbaste e polimento de superfícies e materiais rígidos. Entre eles, metais, madeiras, tubos de PVC, além de vidros.
Seus cortes são rápidos e feitos com ótima precisão. Isso é devido a seus discos de desbaste confeccionados com matéria-prima de alta resistência.
Para ter toda a qualidade e eficiência de serviço dessa ferramenta, escolha o tipo de disco para esmerilhadeira mais indicado para o material que será trabalhado.
Ferramentas manuais
As ferramentas manuais também têm aplicações diversas e não podem faltar em sua casa ou na sua maleta de ferramentas. Confira algumas delas!
8. Martelo
O martelo é um tipo de ferramenta com diferentes formatos e aplicações. Por exemplo, o martelo de borracha serve para superfícies delicadas. Já o martelo de unha, bate e arranca pregos de diferentes materiais.
Ele é feito com uma cabeça de metal e cabo de madeira. Algumas vezes, o cabo pode ser feito de aço e contar com revestimento de borracha, para evitar acidentes.
9. Alicate
Mais cedo ou tarde, você vai precisar de um alicate. Ele é uma ferramenta versátil, feita para aplicar pressão na hora de segurar, remover, cortar e dobrar materiais e objetos.
Os modelos de alicate variam bastante, entre eles, alicate eletricista, alicate de corte, alicate de rack, eletricista, alicate de bico angulado, entre outros.
10. Chaves de fenda
A chave de fenda é o nome da ferramenta utilizada para apertar e soltar parafusos. Elas se adaptam bem ao tipo e tamanho do material.
Ela é muito utilizada para fazer a fixação de utensílios, montar e desmontar móveis e outros reparos menos complexos.
11. Chave Philips
A chave Philips também é utilizada para parafusar e desparafusar, porém, sua ponta em formato de estrela se difere das chaves de fenda.
Geralmente, ela é feita com um cabo de plástico, haste de metal, e ponta relativamente mais fina que a extremidade oposta.
A chave Philips é indicada para parafusos com a cabeça em formato X, muito comuns em móveis, por exemplo.
12. Chave Allen
A chave Allen ou chave hexagonal tem um formato angular e faz parte do caixa de ferramentas de profissionais que trabalham com a montagem e desmontagem de móveis.
Elas se encaixam perfeitamente em parafusos sextavados internos. Além disso, elas possuem vários tamanhos e formatos, por isso pode ser importante adquirir o jogo de chaves Allen.
13. Chaves combinadas
As chaves combinadas afrouxam ou apertam parafusos sextavados e quadrados. Em uma das extremidades, você vai encontrar a chave de boca e, do outro, a chave de boca fixa.
Com isso, você tem uma ferramenta manual que funciona muito bem em diferentes aplicações. Não à toa, a chave combinada é uma das preferidas de profissionais de diversos ramos.
14. Chave inglesa
A chave inglesa é uma ferramenta feita para aplicação de torque em parafusos e porcas. Ela tem uma boca regulável, o que facilita o encaixe em diferentes tamanhos de objetos. Ou seja, basta regular e mãos à obra!
15. Enxada
A enxada é uma das ferramentas manuais mais antigas inventadas pelo homem. Ela é muito útil para preparar e limpar o solo. Além disso, ajuda na remoção do mato em áreas de diferentes tamanhos, seja no ambiente agrícola ou mesmo na zona urbana.
16. Marretas
As marretas são equipamentos simples e de fácil manuseio, feitas com cabo de madeira longo e cabeça de metal. Ela serve para demolir paredes e lajes.
Ela ainda é utilizada para bater e fixar estacas, trabalhar com metais fundidos e outras aplicações.
17. Serrotes e serras
Os serrotes e serras realizam cortes em madeira, aço, alumínio, ferro e tubos de PVC. Enquanto a serra é feita com uma estrutura em arco para acomodar a lâmina, o serrote chega com uma lâmina reta e um alça de madeira na extremidade.
Na hora de escolher, atente-se ao número de dentes na lâmina, quanto mais dentes tiver, mais fino será o corte.
Ferramentas pneumáticas
As ferramentas pneumáticas são movidas a ar comprimido. Inicialmente mais restritas ao uso profissional, estão cada vez mais presentes em residências, seja para reparos domésticos ou automotivos.
A grande vantagem das ferramentas pneumáticas é que elas são ainda mais eficientes que os equipamentos elétricos. Ou seja, você vai gastar ainda menos tempo e suor para realizar suas atividades.
18. Furadeira pneumática
A furadeira pneumática é uma ferramenta que traz bastante conforto para a operação. Ao ligar o equipamento, é possível sentir um item com vibração reduzida, além disso, seu cabo confere melhor ergonomia e segurança.
Elas podem ser muito úteis para reparos residenciais, principalmente em serviços como lascar, fazer furos, cortes, rebites e aparar superfícies.
19. Lixadeira pneumática
As lixadeiras pneumáticas fazem a prática de lixar superfícies parecerem quase uma brincadeira de criança. Elas permitem um acabamento perfeito em um tempo menor e redução de esforço.
No mercado, você encontra modelos com tecnologia de contrapeso, que deixa a ferramenta mais equilibrada durante o trabalho. Elas também podem ter regulador embutido, para que o controle de potência seja feito na própria lixadeira.
Com isso, você não precisa parar o serviço para fazer a regulagem no compressor.
20. Chave de soquete pneumática
As chaves de soquete ou chave de catraca pneumáticas facilitam serviços realizados em locais de difícil acesso, ou com espaço reduzido. Geralmente, são desenvolvidas com chaves de regulagem de velocidade e potência.
Em média, a regulagem fica entre 50 e 130 libras ou 150 e 290 libras. Os modelos mais avançados acompanham cabeças de catraca seladas, capazes de evitar que a ferramenta sofra desgaste em cargas extremas.
21. Martelete pneumático
O martelete pneumático é uma ferramenta utilizada em projetos de demolição. Elas servem a profissionais da construção civil e da carpintaria, por exemplo.
Existem ferramentas com acelerador de velocidade que confere maior controle na hora do manuseio. A potência pode variar e o peso também. Aqueles com até 10 kg são as melhores escolhas para desincrustar objetos.
Já as opções de até 40 kg são os melhores para demolição e outras atividades pesadas no setor de construção.
Ferramentas de funilaria e pintura
As ferramentas de funilaria e pintura são especialmente importantes no setor de reparos automotivos. Com eles, é possível renovar a pintura e arrumar danos ou amassados na lataria.
Confira os equipamentos que você não pode deixar de ter na sua oficina.
22. Pistola de pintura
As pistolas de pintura pneumáticas são equipamentos precisos e rápidos, trazendo mais praticidade para profissionais que têm uma alta demanda de serviço.
Elas servem a profissionais do setor automotivo, de pintura industrial e funcionam perfeitamente para realizar pinturas de casas, apartamentos e outros ambientes.
Para isso, você só precisa saber como regular a pistola de pintura adequadamente e utilizar um compressor compatível.
23. Compressor de ar
No ramo automotivo, o compressor de ar tem a função de promover e regular a pressão do ar necessária com a pistola de pintura.
Para isso, essas ferramentas precisam ser compatíveis entre si, ou seja, com ajuste de pressão de ar que torna o serviço eficiente e seguro.
24. Solda
Para desamassar a lataria de automóveis, a solda é um item importante. A solda MIG/MAG, por exemplo, é um dos processos mais utilizados para esse tipo de reparo, já que não danifica a estrutura da chapa metálica.
É importante escolher a máquina de solda ideal para o tipo de soldagem. Existem os modelos de máquina de solda transformadora, inversora e outros.
25. Secador
Se você tem uma alta demanda de serviços e precisa que suas pinturas sequem rapidamente, o secador é uma ótima solução.
Existem diversos modelos que podem deixar a pintura prontinha de forma rápida. Um deles é o painel de secagem, capaz de fazer a secagem do produto em horas.
Aproveite também para avaliar secadores mais robustos, com ajuste de intensidade, tempo e brilho de luz.
26. Martelinho de ouro
O martelinho de ouro é um dos principais serviços ofertados pelas funilarias, sendo empregado em reparos onde não é preciso refazer a pintura da parte amassada.
Descubra mais sobre o que é o martelinho de ouro em um conteúdo cheio de informação que vai te explicar a técnica em detalhes.
As ferramentas básicas para o martelinho de ouro são o martelo e a repuxadeira, que podem deixar a lataria como se fosse novinha em folha.
27. Elevadores e rampas
Os elevadores e rampas ajudam a agilizar o serviços de reparos de pintura e funilaria, mas também os mecânicos e elétricos de automóveis diversos.
Mais importante ainda, eles mantêm a ergonomia do seu ambiente de trabalho e evitam possíveis danos causados por má postura nos colaboradores. Assim, os elevadores mecânicos ou hidráulicos podem fazer toda a diferença no ganho de tempo.
Caso você tenha espaço reduzido para trabalhar, o elevador pantográfico pode ser a solução. Eles vão deixar você mais à vontade para trabalhar com qualidade e entregar ótimos resultados aos clientes.
Utilize as informações que você viu aqui para complementar seu jogo de ferramentas com o que falta ou renovar equipamentos já no fim da sua vida útil.
Aproveito a oportunidade para te convidar a ver um conteúdo com dicas para pintura automativa em todas suas etapas. Por aqui, você conferiu os principais tipos e nomes de ferramentas, em uma lista com 27 delas.
Espero que este conteúdo seja muito útil para você!
Até a próxima!