Tipos de chaves: conheças as principais com a Casa do Soldador

Os tipos de chaves manuais são ferramentas essenciais para o cotidiano das demandas domésticas ou como prestador de serviços. Assim, elas são indispensáveis na maleta de ferramentas, servindo para reparos e manutenções diversas, seja para apertar um parafuso ou auxiliar na troca do pneu do carro e outras finalidades.

Mais do que saber que elas são necessárias, é preciso entender quais são elas e suas funcionalidades, para escolher a chave correta para o tipo de serviço que você vai realizar. Neste conteúdo, vou mostrar os diferentes tipos e aplicações das chaves manuais. Continue na página e confira!

Chave de fenda

Uma das chaves manuais mais tradicionais e funcionais, está presente na maioria das caixas de ferramentas. Ela pode ser encontrada em tamanhos diferenciados, dependendo apenas do tamanho do parafuso em que ela será utilizada.

chave de fenda em cima de uma mesa

Além do tamanho de sua haste de metal, que serve para alcançar o parafuso da maneira correta, as principais funções da chave de fenda são: afrouxar, apertar e girar os parafusos mais simples.

Chave Allen

A chave Allen possui um formato diferente. Ela é uma haste em metal no formato em L, vendida em um conjunto com diferentes tamanhos. Com um formato sextavado, a Allen é muito utilizada na indústria automobilística.

chave allen sendo usada em uma coluna de ferro

O formato diferenciado dessa chave também permite que ela seja uma opção a se considerar quando o espaço é mais estreito, facilitando o processo.

Chave de boca

Também conhecida como chave fixa, esse é mais um dos tipos de chaves que podem ser compradas em conjuntos de diferentes tamanhos ou de maneira separada. A chave de boca pode apertar, afrouxar parafusos e porcas, com formatos quadrados ou sextavados.

Chave de boca

Seu corpo é composto de metal e nas extremidades ela apresenta uma abertura circular para encaixe de tamanhos diferentes para encaixar essas peças. Ela conta com garras que ajudam no processo de aperto ou abertura, fazendo com que o atrito gerado entre a ferramenta e o parafuso facilite sua vida.

Chave Philips

A chave Philips é modelo constituído por uma cabeça com ponta. Ela permite apertar ou afrouxar os parafusos de equipamentos eletrônicos e outros objetos que tenham como parafuso o formato cruzado.

homem usando uma chave philips

O modelo, assim como a chave de fenda tradicional, é muito conhecido e utilizado em diversos momentos. É outra ferramenta essencial que não pode faltar em uma maleta de ferramentas.

Aproveite para descobrir como organizar suas ferramentas em caixas, facilitando a manutenção, a guarda e contribuindo para a vida útil do utensílio.

Chave estrela

O modelo de chave estrela possui muita similaridade com a chave de boca por que ela também possui duas extremidades com aberturas de diferentes tamanhos. Além de serem vendidas em jogo ou separadas, em tamanhos diferentes conforme a necessidade de uso.

chave estrela

Porém, a principal diferença entre esses dois tipos, são as suas extremidades. Enquanto a chave fixa possui um meio círculo, a chave estrela possui o círculo fechado em todas as suas versões. Assim, quando usada, o tamanho do parafuso em questão deve ser exatamente do tamanho da boca da chave.

Elas servem, assim como a maioria das chaves, para apertar e afrouxar parafusos e porcas com formato sextavado sem causar danos.

Chave combinada

A chave combinada une o melhor dos dois mundos em uma única ferramenta. Em uma extremidade, temos uma chave estrela e na outra a chave fixa.

chave combinada sendo segurada

Ela é muito utilizada em reparos hidráulicos e demandas automotivas, facilitando o trabalho de quem usa.

Chave de roda

Diferente dos outros modelos, a chave de roda é a mais diferente entre os tipos de chaves. Pois, seu uso se destina apenas ao meio automotivo.

homem usando uma chave de roda em um caminhão

Com ela, se consegue retirar a roda para trocar os pneus, por exemplo. Por isso, é essencial ter essa chave sempre disponível na caixa de ferramentas para carro, afinal nunca se sabe quando irá precisar.

Apesar de ser uma chave para uso de troca de pneu, ela também possui a mesma finalidade das outras: apertar e afrouxar os parafusos necessários para realizar a troca.

Chave de teste

Muito utilizada pelos eletricistas, a chave de teste possui um formato e finalidades bem diferentes das demais chaves já apresentadas aqui. Ela não serve para apertar ou afrouxar, mas para se constatar se existe alguma corrente elétrica passando em tomadas e fios.

chave de teste sendo utilizada em um disjuntor

Uma vez que se é detectada a corrente, a chave acende uma luz ou dá um apito indicativo. Ela é uma ferramenta para eletricistas de uso fundamental, por servir de precaução para quem trabalha com rede elétrica.

Chave inglesa

Com a chave inglesa, o usuário pode aplicar torque para girar porcas e parafusos sextavados ou quadrados de tamanhos diferentes. Pois, ela possui uma pequena regulagem, onde é possível deixar maior ou menor o espaço de encaixe.

homem usando uma chave inglesa

Dessa forma, dispõem de múltiplas funções, que podem ser usadas tanto nas funções cotidianas, como também em reparos de encanamentos e automotivos.

Chave Torx

Utilizada na indústria automobilística, brinquedos eletrônicos e outros equipamentos, a chave torx possui um furo no meio e um formato de estrela. Ela tem a finalidade de aumentar a pressão ao apertar os parafusos, os mantendo mais firmes.

mão segurando chave torx

Chave Pozidriv

A chave Pozidriv é muito parecida com a Philips, porém a diferença está no formato, que nesse modelo possui um “x” que na outra chave não existe. Por conta desse detalhe, o parafuso se torna mais aderente, garantindo uma melhor precisão ao apertar e afrouxar o mesmo.

Chave Tri Wing

A chave tri wing chega com um formato parecido em hélice e serve para apertar e soltar os parafusos que possuem o mesmo formato. Eles são menores e encontrados em equipamentos eletrônicos, como videogames e celulares.

Esta é uma chave que não se encontra no mercado com facilidade, já que tem um uso muito restrito. Assim, ela é vista em estabelecimentos e nas mãos de profissionais que fazem manutenção nesse tipo de produto. Até por isso, a venda da chave tri wing é muitas vezes feita nesse tipo de estabelecimento.

Como conservar as chaves por mais tempo?

Para cuidar dos tipos de chaves, é necessário guardá-las em um local protegido da luz solar, umidade e organizadas em uma maleta. Dessa forma, sempre que precisar eles estarão à sua espera em um local adequado e conservadas.

homem segurando duas chaves combinadas

Vale lembrar que após o uso você pode passar um pano limpo em cada uma das chaves antes de guardar. O mesmo pode ser feito na caixa onde elas são armazenadas. De tempos em tempos, retire as chaves e remova os possíveis resíduos que apareçam em seu interior, o que também ajuda na manutenção das chaves.

Conhecer os tipos de chaves faz com que você saiba quais são os modelos indispensáveis para se ter em casa ou na sua rotina de serviços, como marido de aluguel, eletricista, encanador ou outras atividades que precisem de ferramentas manuais no dia a dia.

Espero que esse artigo seja muito útil para você e que te ajude a tomar as melhores decisões na hora da compra.

Até a próxima!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário