Aprenda as técnicas de pintura para usar em casa no blog!

Pintar a casa pode ser um desafio, não é mesmo? Seja para mudar a cor de um cômodo ou cobrir manchas, saber técnicas de pintura para as paredes é uma maneira de facilitar esse trabalho. Assim, você consegue fazer essa manutenção sem contratar um profissional constantemente.

Antes de começar a pintar, é importante separar alguns materiais fundamentais como: rolo, pincel, tinta, fita crepe, bandeja e algo para proteger o ambiente, como papelão ou lona. Com esses itens, é possível realizar uma pintura de qualidade. Ah, vale lembrar que esse processo difere da pintura automotiva.

Para te ajudar nessa missão, separei um conteúdo completo cheio de técnicas, dicas e cuidados com a pintura em casa. Continue lendo e confira todas as maneiras de realizar esse trabalho, além de considerar diferentes materiais para agregar efeitos incríveis no cômodo!

Preparando suas paredes para pintura

Além dos materiais, preparar as paredes é necessário para que elas recebam a tinta sem ficarem com imperfeições. Dessa maneira, para isso, é indicado analisar se a superfície está nivelada, se necessário use lixas com gramaturas mais intensas. Considere o nível de umidade da parede e opte por tintas que atendam essa característica.

Outra dica que não está ligada diretamente com a preparação com a parede é manter uma escada ou banco próximo para conseguir alcançar toda a superfície. Isso é importante para facilitar o acabamento da pintura!

Escolhendo o tipo certo de tinta

A tinta é o principal produto para realizar uma boa pintura. Entre tantas opções disponíveis no mercado, escolher a ideal pode ser complexo. Para isso, considere o momento da pintura, por exemplo, tinta fosca acetinada e com brilho deixam aspectos específicos na parede.

Assim, para paredes mais úmidas, sem tantos relevos e vulneráveis a sujeiras, é recomendado as tintas brilhosas ou acetinadas. No caso de ambientes mais protegidos de sujeiras, a tinta fosca é ideal, uma vez que ela pode ser manchada durante a limpeza. A sua vantagem está na capacidade de esconder as imperfeições da parede e tem um acabamento prático.

Técnicas básicas de aplicação de tinta

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre os preparativos para começar uma boa pintura, materiais necessários e conheceu alguns tipos de tinta, é hora de selecionar a técnica que irá utilizar para pintar a parede. Então, faça a medição da superfície, limpe a parede que vai pintar e escolha uma técnica!

Pintura tradicional

Começando pelo básico, a pintura tradicional irá precisar dos itens ditos anteriormente, como bandeja, tinta, pincel e rolo. Com esses 4 principais agentes, você já consegue realizar uma pintura, porém, para garantir mais qualidade, use fitas para isolar as bordas, adicione papelão para não sujar o chão e considere a lona em caso de móveis próximos.

A partir disso, faça a mistura certa da quantidade de tinta, há opções que precisam ser combinadas com água. Além disso, se você deseja uma cor específica, é possível unir duas colorações. Com essa solução pronta, use o rolo e cubra a superfície da parede.

Ah, o pincel é para dar a finalização em regiões que o rolo deixe a desejar. Esses processos têm tempo diferente conforme a dimensão do espaço e claro, a quantidade de mãos que será necessário. Então, sempre verifique as especificações da tinta adquirida!

Grafiato

O grafiato é a técnica de pintura que cria um efeito irregular nas paredes, aquelas ranhuras ou rachaduras propositais. Conseguir aplicar essa técnica pode levar um pouco mais de tempo, pois tem um nível avançado para realizar.

No entanto, se você estiver preparado para esse desafio, o processo é: aplicar um primer acrílico e deixá-lo secar por um tempo médio de 4 a 6 horas. Após isso, fazer a massa e aplicar, criando volume, o ideal é utilizar a desempenadeira.

Em seguida, você usa um pente de pintor ou também chamado de pente risca fácil para criar o efeito de ranhuras. Feito por toda a superfície, deixe secar por uma média de 36 a 48 horas.

Esponjado

Agora, se você está procurando uma técnica mais fácil e com um efeito moderno, o esponjado é o ideal. Essa pintura adiciona uma textura contemporânea no cômodo. Para conquistar esse efeito, aplique a tinta e espere o tempo de secagem normal.

Depois desse processo, com uma esponja, adicione a cor novamente para criar o esfumado. Uma dica é controlar a quantidade de tinta para evitar que escorra o excesso e estrague o resultado. Além disso, você pode considerar utilizar tons e cores diferentes, porém teste antes.

Escovado

A técnica de pintura escovado faz riscos finos na parede, eles podem ser feitos tanto na vertical quanto na horizontal. Com maior facilidade de ser alcançado, esse efeito precisa de uma escova de polir sapato ou uma vassoura.

Após passar a primeira mão de tinta, espere secar e passe a segunda mão. Com a tinta ainda sem secar, passe a escova ou a vassoura em uma direção reta para criar linhas pequenas.

Dicas para um acabamento perfeito

O acabamento, por mais simples que seja, dá um grande efeito no visual da sua parede. Dessa maneira, realizar uma limpeza é um dos pontos fundamentais para garantir um resultado livre de imperfeições. Outro ponto é manter a parede isolada no tempo da secagem, evitando toques e esbarrões.

Por fim, podemos falar sobre evitar respingos e umidade. Isso evita que o período de secagem demore mais que o normal, ficando mais tempo vulnerável a alterações.

Cuidados pós-pintura para durabilidade

Com a pintura pronta, o ideal é cuidá-la para manter o ambiente com um visual confortável. Assim, separei algumas dicas para que você evite ter que retocar essa pintura em um curto período, como:

  • Aguarde o tempo de secagem: não seja precipitado em limpar a parede nos primeiros dias de pintura, espere o tempo de secagem;
  • Evite produtos químicos danosos: há produtos que são agressivos e podem reagir causando manchas e desigualdade no visual
  • Limpe quando necessário e corretamente: ao sujar, sempre higienizar de maneira mais rápida e utilize apenas água, detergente neutro e uma bucha.

Seguindo esses pontos e aplicando a técnica correta para pintar a parede, você irá conquistar um cômodo renovado.

Gostou do conteúdo? Na Casa do Soldador, você encontra diversos textos sobre dicas e ferramentas para esculpir madeira, soldar e outras atividades. Continue navegando no blog e confira!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário