Quando falamos em solda, logo nos vem à mente as máquinas que utilizam calor para atingir o ponto de fusão dos metais, por meio do aquecimento, e assim, fundi-los. Basicamente, é assim que funciona a maioria das tecnologias de soldagem.
Mas saiba que existem diversas outras maneiras de unir metais com fontes diferentes, cada uma delas possui sua particularidade, dificuldade no manuseio e segurança na execução. Porém, o calor não é o único responsável por fazer essa junção.
A soldagem a frio é um tipo de solda alternativa às tradicionais que dispensa o uso do aquecimento, mantendo uma fundição de qualidade. Ela se torna uma técnica interessante por ser mais segura e demandar menos tempo de operação.
Neste post, te explico o que é a solda por fusão fria, como funciona, suas principais vantagens e aplicações!
O que é a soldagem a frio?
A solda por fusão fria une dois metais sem a necessidade de produzir calor e derreter os materiais, por isso se trata de uma mescla “fria”.
Como não é preciso utilizar fontes térmicas de energia para alterar o estado dos itens, eles se mantêm sólidos durante todo o processo. Esse é um ponto vantajoso, já que evita encolhimento e preserva boa resistência química e mecânica dos elementos.
A soldagem é feita com equipamentos de solda especiais e em temperaturas próximas à ambiente, abaixo de 100 °C, em metais não ferrosos, ou então, ferros macios e com baixo ponto de fusão.
O cobre, alumínio, ouro, latão, 70/30, níquel, prata, ligas de prata e zinco são alguns dos mais usados.
Tipos de solda a frio
Esse tipo de solda pode ser executado por pressão, gás ou pelo uso de produtos químicos fabricados para unir permanentemente os materiais. Abaixo, te explico um pouco melhor sobre cada um deles.
Processo TIG
Esse método muito conhecido se refere à utilização de gás inerte tungstênio, um elemento gasoso que não reage com outros materiais. A máquina de solda TIG aquece por conta de um arco elétrico gerado com eletrodo não consumível de tungstênio.
Por diminuir drasticamente a produção de calor, ele é considerado uma formação de solda fria. Ele funciona independentemente de fontes de calor, não respinga e não coloca o profissional em risco de acidentes com queimaduras.
O processo é muito útil para trabalhar com materiais como cobre, aço, titânio, zircônio e ligas especiais. Ele também garante um ótimo acabamento, detalhamento e facilidade de controle.
Soldagem por pontos de pressão
O método de solda por pontos de pressão, também conhecido como solda de contato, une dois metais mediante à intensidade da pressão exercida sobre eles.
Um dos ganhos que essa técnica proporciona é de que o processo de soldagem pode resultar em uma força de união semelhante ao metal original, algo difícil de reproduzir em metalúrgicas. Assim, a união por pressão facilita recriar a façanha de forma eficiente.
No ramo industrial, a soldagem a frio é muito utilizada para trabalhar com alumínio e cobre, materiais difíceis de soldar nas técnicas mais tradicionais. Além disso, ela confere uma solda mais limpa e forte, sem que haja a formação de compostos intermetálicos frágeis.
Solda Fria em massa ou em cola
Os produtos químicos, como adesivos, massa ou colas para solda fria, são mais recomendados para reparação de danos e manutenção de equipamentos. Eles são aplicados na superfície dos metais e, então, endurecem para criar uma junção forte.
Esse tipo de solda pode ser encontrado como adesivos, colas ou pastas, garantindo muita praticidade em remendos e colagem de componentes.
Viu só como a soldagem a frio é um processo muito versátil e prático? Continue a leitura para entender os principais pontos de vantagens e aplicações da técnica.
Quais são as vantagens de usar solda fria?
O processo de soldagem fria é vantajoso por justamente eliminar a necessidade de trabalhar quente, além de manter a resistência química, térmica, mecânica e à pressão dos recursos. Assim, ele garante um serviço prático e versátil.
Confira outras vantagens da solda por fusão fria:
- Resistente a impactos;
- Durabilidade aos materiais;
- Não necessita de trabalho com altas temperaturas e elimina riscos de faíscas;
- Alta aderência e distribuição de pressão uniforme;
- Promove agilidade nos processos;
- Trabalha com materiais mais delicados e com baixo ponto de fusão.
Com essa técnica, você tem uma soldagem mais limpa, com menos risco de rachaduras, sendo também uma forma rápida e eficiente de reparar danos em equipamentos.
Onde aplicar a solda por fusão fria?
É muito comum utilizar o método para unir metais diferentes e com baixo ponto de fusão. É usado para fazer soldas perfeitas em fios de soldagem de forma rápida e eficiente.
Em ambientes difíceis de trabalhar, como tubulações subterrâneas ou para equipamentos espaciais, ela é essencial para garantir soldas resistentes. Ela também é muito presente no setor automotivo e eletrônico, desde a montagem de componentes até reparos rápidos.
A soldagem a frio fornece uma das soldas mais sólidas para a criação de ligações parecidas com metais. Não requer energia térmica nem ferramentas especiais.
Unir metais sem calor pode ser uma alternativa para as pessoas que não querem utilizar da prática de alto aquecimento para fundir os materiais.
Continue acessando nosso blog e fique de olho nas novidades que só a Casa do Soldador te mostra. Você pode dar uma olhada em um de nossos posts sobre os principais EPIs para soldadores e entender mais sobre esse universo.
Te espero lá!
Como faço pra adquirir a cola
Olá Neto, tudo bem?
No link a seguir, você encontra a massa para solda a frio em nosso site: https://www.casadosoldador.com.br/p/plasteel-massa-1-1-solda-a-frio-quimatic-tapmatic-7963
Fico a disposição!