O serviço de marido de aluguel é muito procurado por pessoas que não tem tempo para realizar os reparos domésticos por conta da rotina ou simplesmente preferem deixar esses cuidados com um profissional na área.
Dessa forma, o mercado atual proporciona boas oportunidades para quem pretende prestar esse tipo de serviço, com diversas residências necessitando de manutenção durante o ano.
Pensando nisso, preparei um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber para entender como oferecer esse serviço em sua cidade! Continue a sua leitura por aqui e confira todas as informações necessárias.
Quais os serviços que o marido de aluguel faz?
Existem diversas atividades que um profissional como esse pode oferecer, mas é claro que os principais são aqueles que envolvem reparos comuns em uma casa ou apartamento.
Afinal, alguns deles são mais difíceis de realizar e nem todas as pessoas estão dispostas a enfrentar esse tipo de problema. Por isso, muitos acabam contratando um marido de aluguel para fazer a manutenção de suas casas.
Confira a seguir algumas das principais áreas em que um profissional como esse pode atuar:
- Chaveiro: eles podem fazer as cópias de chaves, instalações de fechaduras e até troca de segredos;
- Elétrico: na parte elétrica existem diversos trabalhos que podem ser feitos, como instalação de disjuntores, interruptores, tomadas, quadros de luz, extensões de novas ligações elétricas, ventiladores, entre outros;
- Hidráulico: limpezas em caixa d’água, reparos em torneiras, válvulas, caixas acopladas, desentupimentos de canos e calhas, etc.
- Gesseiro: instalação ou reformas de paredes em drywall, gesso e outros materiais semelhantes;
- Alvenaria: reformas, demolições e outros pequenos serviços em paredes, estruturas, gesso, madeira, pisos e azulejos;
- Pintura: pinturas em ambientes internos, reparos em portas, janelas e paredes;
- Diversos: montagem de móveis, troca de puxadores, estantes, roupeiros, instalação de suportes de televisão, cortinas, persianas, manutenção de portões, entre outros.
Como escolher o seu nicho?
Escolha sempre a que você se identifica mais. Afinal, são muitos tipos de trabalho para se realizar, proporcionando diversas possibilidades de escolha, podendo sempre escolher aquela atividade que mais se encaixa com as suas habilidades. Então a dica principal é essa: optar pelo serviço mais adequado às suas habilidades, facilitando a sua execução e melhorando a qualidade.
Quais são as ferramentas necessárias para cada nicho?
Como vimos, são diversas áreas de atuação para um marido de aluguel prestar seus serviços. E é claro que para garantir a melhor qualidade nos trabalhos realizados é preciso contar com equipamentos de qualidade. No caso de quem vai atuar como chaveiro, gesseiro, hidráulica, entre outros, o ideal é optar pelas ferramentas manuais.
Os outros tipos de trabalhos que podem ser realizados, vão precisar de máquinas mais potentes e que não cansam tanto o operador delas. Nesses casos, a melhor escolha são as ferramentas elétricas. Elas estão disponíveis em diversos modelos e suas funções são muito variadas.
Como realizar a precificação do serviço de marido de aluguel?
Para realizar essa precificação você irá precisar conhecer o custo médio dos outros profissionais de sua região e suas formas de cobrança. Afinal, existem alguns trabalhadores que cobram um valor fixo por hora e outros por serviço feito, como no caso de pequenos reparos.
Confira algumas sugestões de preço para essas manutenções simples:
- Instalar suporte de TV: R$ 130;
- Trocar disjuntor: R$ 60;
- Instalar torneira elétrica: R$ 100;
- Trocar lâmpadas comuns (máximo de 5 unidades): R$ 175.
Lembrando que isso são sugestões e você é livre para definir os valores que desejar. No caso do valor fixo, é possível utilizar uma média de R$ 60 por hora ou um valor total diário de R$ 480.
Como estar dentro da lei ao prestar esse serviço?
A melhor forma de fazer isso é abrindo uma empresa de marido de aluguel, porém, será necessário seguir diversos procedimentos e algumas normas obrigatórias. Uma ótima recomendação é contar com a ajuda de um contador ou escritório contábil para te auxiliar durante o processo.
Confira um passo a passo de como ficar dentro da lei na hora de começar a trabalhar com isso:
1. Identifique o seu tipo de atividade
Uma das primeiras coisas a se fazer é identificar o ramo de atividades que você vai atuar, sendo que a que mais se enquadra é a de prestação de serviços. Neste enquadramento, o trabalho realizado é aquele com mão de obra intelectual ou física. Existem várias outras designações, porém a ideal é a que indicamos aqui.
2. Escolha a sua natureza jurídica
Além de verificar em qual regime jurídico o seu serviço entra, é necessário conhecer a sua natureza jurídica também. Informá-la é essencial na hora de formalizar o seu negócio, mas fique atento, pois existem formas diferentes de aplicação das normas para cada uma. Veja a seguir algumas das principais:
- Empresário individual (EI): aqui apenas uma pessoa forma a empresa, com o nome empresarial devendo ser composto pelo seu nome civil, seja ela completo ou abreviado. Ela é a pessoa física titular da empresa, sendo permitido ter apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada (LTDA): essas são as empresas que reúnem dois ou mais sócios em sua composição explorando a circulação de bens e serviços ou atividades de produção. Além disso, estão incluídos todos os negócios que contribuem com moeda para formação de capital social ou constituição empresarial.
- Sociedade Simples (SS): as sociedades simples exploram aquelas atividades vindas de serviços cooperativos e intelectuais. Isso significa que os sócios da empresa não atuam em tarefas ligadas ao comércio, somente desempenhando suas profissões.
- Sociedade Anônima (SA): todos os negócios que não tem o capital social e se dividem em ações são uma SA. Aqui não é preciso ter algum contrato social ou ato oficial como nas sociedades limitadas.
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): esse tipo de empresa é formada por apenas um indivíduo, com o capital sendo somente do titular. Ele obrigatoriamente precisa ser integralizado, não podendo ser 100 vezes menor que o salário-mínimo.
3. Defina o porte da sua empresa
Após tudo isso, ainda será necessário mais uma etapa para formalizar a sua função. É preciso definir adequadamente o porte da sua empresa a partir do seu faturamento. Confira alguns modelos que costumam se encaixar bem com essa atividade:
- Microempreendedor Individual (MEI): esse modelo de empresa permite um faturamento anual máximo de R$81 mil e o participante não pode ser sócio ou titular de outro negócio;
- Microempresa (ME): essa modalidade é permitida a sócios e empresários individuais, com seu teto de faturamento em R$360 mil por ano.
- Empresas de Pequeno Porte (EPP): o modelo EPP cobre uma faixa de faturamento entre R$360 mil até R$4,8 milhões por ano.
4. Reúna alguns documentos necessários para abrir o negócio
Para encerrar o processo e finalmente formalizar o seu negócio, será necessário apresentar alguns documentos. Nessa etapa é muito importante contar com a ajuda de um contador, que vai indicar os registros necessários. Confira alguns dos documentos que você vai precisar:
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- IPTU do imóvel;
- Alvará de funcionamento;
- Folha espelho do IRPF;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Entre outros que a sua cidade pode pedir.
Esses registros devem ser levados à Junta Comercial do Estado e serem protocolados. Dessa forma, sua empresa estará devidamente registrada nos órgãos oficiais.
Um lembrete importante: abra seu CNPJ também. Após ir à Junta Comercial da sua cidade, você vai receber um Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). O número será solicitado quando você entrar no site da Receita Federal para abrir seu CNPJ.
Como divulgar o seu serviço?
Divulgar bem o seu trabalho é uma parte fundamental para garantir o sucesso dele. Nessas horas, o uso de algumas estratégias de marketing são muito bem-vindas.
Para isso, será necessário realizar uma pesquisa para definir o seu público-alvo de forma assertiva. Após ter isso definido, você pode começar a realizar os investimentos necessários na área, criando materiais como: cartões de visita, folders, perfis em redes sociais, anúncios online, entre outros.
Tente sempre entregar um diferencial em seu serviço que ainda não foi feito por nenhum concorrente, conquistando cada vez mais o seu público.
Entendeu como você pode começar o seu novo negócio? O serviço de marido de aluguel está em alta e pode ser uma boa oportunidade para você. Continue navegando em nosso blog e confira outros diversos posts, por exemplo, como instalar um ventilador de teto? Aprenda aqui e ofereça esse serviço!
Bom dia, gostei muito da matéria, já atuo mas de maneira esporádica. Estou preparando para entrar como profissional na área. Grato Perseu
Olá Perseu,
Fico contente que tenha gostado do conteúdo, fico à sua disposição!
Boa tarde!
Sou da zona Norte e gostaria de aprender a trabalhar nesta área.
Poderiam indicar algum lugar para fazer curso ??
Olá Ricardo, tudo bem?
A função de marido de aluguel abrange uma ampla variedade de tarefas, desde questões elétricas e hidráulicas até trabalhos de carpintaria e pintura. Não há um único curso que abranja todas essas áreas, ao contrário de profissões que requerem cursos específicos, a versatilidade do marido de aluguel é moldada por uma combinação única de experiência prática e habilidades adquiridas ao longo do tempo.
Fico à sua disposição!
Também quero presto serviços me chamam no WhatsApp pra algum serviço
Bom dia Silvio, tudo bem?
Em que podemos ajudar? Vendemos diversas ferramentas.
Atenciosamente.