O scanner automotivo é uma criação com objetivo de facilitar os diagnósticos de veículos, garantindo a detecção de regiões que ocorrem panes. Dessa maneira, os mecânicos usam esse equipamento para detectar e evitar problemas que podem causar acidentes e imprevistos em viagens.
Com esse item, as leituras de dados e parâmetros operacionais são feitas e analisadas de diferentes maneiras, garantindo respostas sobre o estado do veículo.
Para te auxiliar a compreender ainda mais como esse dispositivo funciona, continue lendo esse artigo e confira tudo sobre os scanners automotivos!
O que é um scanner automotivo e para que serve?
O scanner automotivo está diretamente ligado à injeção eletrônica. Assim, ao ligar o veículo, a luz da injeção acende e apaga em segundos depois, apresentando uma operação saudável do automóvel. No entanto, caso essa luz se mantenha acesa, é um sinal negativo para o funcionamento do veículo.
O scanner entra como um auxiliar nessa injeção, melhorando a capacidade dela detectar falhas nesse sistema e solucioná-las. Sua entrada mais tradicional é OBD-II que se conecta diretamente com a central eletrônica interna do veículo.
Esse plug está presente em todos os carros criados a partir de 2010. Com isso, a leitura desses parâmetros é feita com mais precisão e qualidade, contando com softwares avançados para adquirir os resultados em códigos.
O que o scanner automotivo analisa?
O scanner é uma ferramenta para carros, motos e outros veículos, na qual tem uma decodificação dos resultados que aponta possíveis falhas do veículo. Por isso, um mecânico experiente busca por problemas anteriores e realiza diversos testes antes de utilizar o scanner automotivo.
Ao usar esse item, ele consegue identificar pontos específicos, como:
- Temperatura do automóvel, do ar e da água;
- Rotação do veículo;
- Nível de água do radiador;
- Carga da bateria;
- Distância percorrida;
- Gasto de combustível.
O único requisito fundamental para o automóvel usufruir desses benefícios é conter um sistema de injeção eletrônica. Dessa maneira, carros, motos, caminhões e ônibus conseguem realizar análises com essa ferramenta. Além disso, não há contraindicações de quem pode usar, só lembrar de como limpar a ferramenta para manter sua integridade.
Aplicações que necessitam do scanner automotivo
O scanner automotivo raramente é obrigatório de se usar, porém, é uma ferramenta que agiliza o trabalho do profissional experiente e garante resultados confiáveis. Dessa maneira, auxilia em toda a oficina em manter um padrão de qualidade dos serviços. Separei 3 pontos importantes do uso dessa tecnologia nos veículos!
Aumentar um serviço mais segmentado
O uso dessa tecnologia pode ser oferecida como uma maneira de garantir um resultado ainda mais elaborado para o seu cliente. Com a capacidade de detectar falhas nos sistemas de carros, motos, caminhões e outros, essa ferramenta é uma oportunidade de atrair clientes fixos que desejam check-ups constantes em seus automóveis.
Garantir alta credibilidade nos seus serviços
Os resultados do uso dessa tecnologia dão um destaque para as oficinas, além de ser uma alternativa diferenciada para mostrar a experiência de sua empresa. Assim, essa ferramenta é uma forma de mostrar o potencial de seus serviços e a segurança.
Desenvolver os profissionais com as novas tecnologias
Um ponto importante é desenvolver a equipe para receber novos modelos de automóveis e formas de cuidá-los. Assim, começar a incrementar o scanner automotivo na área de conhecimento da equipe permite que a oficina avance na qualidade e eficiência dos serviços.
Treinar a equipe com esses aparelhos pode ser uma maneira de conquistar um maior lucro a longo prazo. Com resoluções mais rápidas, serviços mais eficazes e operações com valor agregado.
Quais as vantagens de usar o scanner automotivo?
Há muitas vantagens no uso estratégico dessa tecnologia, tanto na rotina da operação quanto na lucratividade da empresa. Dessa maneira, encontrar um aparelho que atenda às necessidades do cliente com precisão e bom custo-benefício é o primeiro passo para garantir as seguintes vantagens:
Otimização do tempo de trabalho
Um dos principais pontos é a agilidade no diagnóstico. Com um funcionamento preciso, essa tecnologia garante a detecção de erros e problemas no veículo em um curto período. Essa capacidade, unida com um profissional experiente, garante que o trabalho seja feito em um prazo muito menor do que muitos lugares.
Redução de atrasos de serviços
Com um diagnóstico preciso e rápido, a ação dos profissionais para consertar o problema é imediata. Assim, as probabilidades de entregas atrasadas são reduzidas, mantendo a qualidade do serviço. Vale lembrar que essa vantagem também permite um planejamento nas entregas de serviços.
Captação de mais projetos
Além de todos esses benefícios, a captação de mais serviços também pode ser considerada um ponto positivo. Uma vez que você garante segurança, tecnologia, qualidade e velocidade nos seus serviços, a atração de clientes é maior. Além disso, a agenda acaba ficando mais livre para atender as demandas.
Gostou do conteúdo? Aqui na Casa do Soldador, você encontra diferentes conteúdos sobre oficinas e mecânicas, tanto equipamentos para melhorar os seus serviços quanto técnicas de soldagem. Navegue no nosso blog e confira!