O óleo de corrente para motosserra é um lubrificante fundamental para a manutenção da peça, evitando o desgaste da peça e mantendo sua vida útil. Além disso, a aplicação do óleo deve ser constante e acompanhar a frequência de uso da ferramenta elétrica.
Por isso, saber qual óleo usar para lubrificar corrente de motosserra é uma ótima estratégia para garantir que o equipamento funcione sempre em ótimas condições.
Neste conteúdo, vou te mostrar dicas de como usar o óleo em diferentes tipos corrente para motosserra, quais são os mais seguros e o que você não deve fazer de maneira alguma. Continue no blog da Casa do Soldador e confira!
Para que serve o óleo de corrente de motosserra?
O óleo de corrente serve para reduzir o atrito entre as ranhuras e a engrenagem da ferramenta. Assim, a falta de lubrificação da corrente poderia gerar o desgaste na peça e também nessas engrenagens, devido à alta rotação imprimida pela motosserra.
Para se ter uma ideia, uma corrente lubrificada faz cortes mais rápidos e de maneira mais eficiente na madeira, reduzindo seu esforço e o tempo de trabalho.
Então, como você pode perceber, manter a lubrificação da corrente em dia traz diversas vantagens para sua operação.
Tudo o que você precisa saber sobre o óleo para corrente de motosserra
Realizar a manutenção da corrente da sua motosserra não é nenhum bicho de sete cabeças, basta seguir as recomendações do fabricante. Por isso, é importante fazer a leitura do manual de instruções do equipamento antes de ligá-lo.
Confira 5 dicas para usar e escolher o óleo de maneira correta!
1. Cuide do óleo padrão na corrente do equipamento
O óleo padrão para corrente de motosserra é feito à base de petróleo, sendo que antes de comprar, é importante prestar atenção na viscosidade dele.
Ou seja, ele não deve ser grosso demais, para que não acumule detritos de árvores e sua corrente, prejudicando a rotação da ferramenta. Além disso, também não pode ser muito fino, assim ele se fixa melhor na corrente, mesmo em altas rotações.
O óleo padrão é, na verdade, um tipo de óleo motor recuperado. Dessa maneira, tem impacto nocivo para o ambiente. Sem contar que pode provocar alergias em pessoas com pele sensível.
2. Evite lubrificar a corrente com óleo queimado
O óleo queimado também não é a melhor escolha para ser aplicado na corrente da motosserra. Esse tipo de material pode trazer danos, como obstruir as canaletas e furos da ferramenta.
Além disso, o óleo queimado tem uma fixação inadequada na peça, o que pode levar ao desgaste abrasivo ou uma falha geral no sistema de corte.
Confira as melhores motosserras de uso profissional para corte de madeira e manejo de árvores, em um conteúdo exclusivo que preparei para você.
3. O óleo biodegradável reduz impactos no meio ambiente
O óleo biodegradável é uma alternativa muito interessante se você está pensando em reduzir os impactos do lubrificante no ambiente. Eles reduzem em muito a contaminação do solo e de recursos hídricos.
A produção deles é feita a partir de óleos de origem vegetal. Muitos deles contêm aditivos que contribuem também para a correta manutenção da corrente. Por isso, é uma alternativa que deve ser avaliada por você, profissional.
4. Óleo de canola: opção de baixo custo mas eficiente
O óleo de canola é um produto de origem vegetal, econômico e ecológico muito utilizado no setor industrial. Porém, sua aplicação com lubrificante da corrente deve ser feita com cuidado.
Primeiro, ele é um óleo mais fino, por isso, você vai precisar ficar de olho no reservatório para fazer a reposição do produto, já que ele tende a fluir mais rapidamente do que as outras variedades.
O segundo ponto é que eles tendem a engrossar ou endurecer em temperaturas baixas. Dessa forma, utilizar um aditivo descongelante vai ajudar a proteger a integridade de todo o sistema de corte.
Por isso, se você não usa a motosserra com frequência, a dica é drenar o óleo de canola do reservatório.
5. O que você não deve usar de jeito nenhum
Nunca utilize óleo reciclado ou drenado de automóveis, como carros, motos e barcos na corrente da sua motosserra. Além disso, nunca abasteça o tanque de óleo com a motosserra em funcionamento.
Fique atento também à barra de corte, interrompendo a operação caso ela esteja seca. Tenha em mente que quanto maior ela for, maior será a quantidade de óleo gasta durante suas atividades.
Para ter o melhor desempenho e prolongar a vida útil da motosserra, muitos fabricantes lançam óleos para corrente específicos para os equipamentos da marca. Então, dê preferência para o óleo da marca do seu equipamento.
Gostou das dicas para escolher o melhor óleo para corrente de motosserra? Espero que essas informações sejam muito úteis para sua rotina de trabalho.
Aproveite para conferir outras ferramentas para cortar madeira, com dicas de equipamentos manuais e elétricos, que vão facilitar sua vida na hora de dar o acabamento perfeito nesse tipo de matéria-prima.
Até o próximo conteúdo!
Comprei podador de galhos altos da Vonder, eletrico. O oleo segundo o manual é 10w30 ou 20w50, porem esses oleos so achei para motor. O manual diz pra usar oleo de corrente, mas oleo de corrente nao tem essas especificaoes de 10w30 ou 20w50. Acho q a empresa colocou um informacao ambigua, que deixa a gente confuso.
Olá Francisco,
Verificando com o nosso técnico, ele recomendou o uso deste óleo da Ingrax, vou deixar o link para você: https://casadosoldador.com.br/p/oleo-lubrificante-corrente-motoserra-1-litro-unix-ingrax-9725
A sua dúvida também foi enviada para a Vonder, afim de verificarmos essa informação.
Fico à sua disposição!
bom dia
gostei de seus comentarios.
Porem, questiono.
Tenho moto serra em minha propriedade e faço uso de oleos especifico para corrente.
Porem, devido seu custo, pergunto.
pode-se fazer uso de outro oleo comum ??
por exemplo 15W40.
Pode-se fazer uso de outro oleo ??
qual???