Na hora de escolher a melhor máquina de solda para sua operação, é preciso levar uma série de fatores em conta. Entre eles, o tipo de solda que será feito, os tipos de materiais que serão unidos, além da voltagem e intensidade de corrente disponível na sua rede elétrica e mais.
Pensando nisso, neste conteúdo, vou trazer para você uma lista com as 10 melhores máquinas de solda deste ano de 2023. Neste ranking, minha ideia é apresentar equipamentos eficientes e que prezam ainda pela economia de energia.
Acredito que pelo menos uma delas pode ser o tipo de máquina de solda perfeito para suas rotina de trabalho.
Continue na página e confira!
10. Máquina para Solda MIG/MAG Minimig – Vonder
Para começar a máquina para solda MIG/MAG Minimig é fabricada pela Vonder, uma das mais prestigiadas empresas quando o assunto são ferramentas manuais, elétricas, entre outras.
Ela chega com um eletrodo de 3,25 mm, o que entrega versatilidade para profissionais que trabalham com soldagem de materiais variados. Assim, ela pode ser utilizada tanto para soldagem MIG/MAG quanto em eletrodo revestido (MMA)
Em relação ao rendimento, esse tipo de máquina de solda MIG/MAG proporciona descanso de até 100%, na amperagem de 85A. Já quando ligada em potência maior, permite até 40% de descanso na operação. Outra vantagem da máquina de solda da Vonder é seu baixo peso e dimensões reduzidas, facilitando o transporte.
9. Inversor Para Solda Powerstick – Worker
A máquina para solda Powerstick Vonder é indicada para solda TIG, contando com uma tecnologia de segurança que avisa quando o equipamento está superaquecendo e precisa de descanso. Assim, você reduz os riscos de danos à máquina de solda e também evita acidentes.
Seu eletrodo de 3,25mm tem boa precisão para soldas TIG, conseguindo um bom resultado de fusão entre materiais. Além disso, a solda Powerstick é fabricada pela Worker, uma marca focada em desenvolver produtos de qualidade e desempenho.
8. Máquina de Solda Profissional Mts 250 – Schulz
A máquina de solda profissional Mts 250 da Schulz é a melhor opção para quem busca um equipamento para pequenas oficinas ou uso próprio. Ela é muito eficiente para a realização de pequenos trabalhos.
Ela também chega com eletrodo de bitola de 3,25 mm, além de contar com sensor de temperatura que identifica superaquecimento ou sobrecarga elétrica no equipamento.
Outra facilidade da máquina Mts 250 é seu padrão bivolt e contar com alça que facilita o transporte. Com dimensão de 31x38x25 e peso de 17 kg, é um equipamento robusto, mas que ocupa pouco espaço no ambiente.
7. Máquina de Solda Inversora SMIG 160 – Intech Machine
A máquina de solda inversora SMIG 160 – Intech Machine é a melhor dica para quem procura um produto que traz mais recursos e possibilidades para trabalhar com tipos de solda e aplicações extras.
Para começar, ela tem três processos de soldagem: 1) eletrodo revestido; 2) solda MIG/MAG e 3) TIG Lift, esse último para soldas de ótima precisão. Além de versátil, ela apresenta sensor de temperatura, para evitar superaquecimento, e faixa de amperagem de 30 a 160 A.
Isso faz com que ela possa desempenhar longos ciclos de trabalho, necessitando apenas de pouco tempo de trabalho para voltar à operação.
Ela traz ainda alguns acessórios no pacote, como máscara de soldagem, escova e picador de aço, bem como seu design conta alça de alumínio para facilitar o transporte.
6. Máquina de Solda MIG Sem Gás – Lynus-lmig 130s
A máquina de solda MIG sem gás Lynus-Lmig130s, traz a grande vantagem de também ser vendida com a tocha para solda TIG. Então, essa pode ser a melhor máquina de solda para você que trabalha como os tipos MIG e TIG de soldagem.
Ela conta com arame de bitola de 0,6 mm a 0,9 mm, por isso, permite trabalho com uma maior gama de materiais, independentemente da espessura dele. Ela tem ainda uma estrutura mais robusta e pesada, dificultando o transporte, porém, oferecendo mais resistência para o equipamento.
5. Flama 201 BV Inversora 200A – Boxer
A Flama 201 BV Inversora 200A da Boxer é uma ótima escolha para profissionais que precisam de um equipamento multiprocessos. Ela pode trabalhar com qualquer tipo de eletrodo, acrescentando para soldagem TIG.
Ela conta ainda com uma tecnologia que deixa abertura do arco de soldagem mais rápida e fácil. A função Hot Start é ainda mais útil para trabalhar com soldas em materiais de alta espessura. Já a função anti stick faz o corte da corrente, se o eletrodo ficar grudado na forja de solda.
Ela pesa apenas 5,2 gramas, com dimensões de 40x22x25 cm, tem padrão Bivolt e tem alta durabilidade, tanto para aplicação por profissional, como para uso doméstico ou por hobby.
4. Flama 161 BV Inversora De Solda – Boxer
A Flama 161 BV inversora de solda da Boxer é um equipamento que trabalha com eletrodo de especificações variadas, contando ainda com um modo sem descanso para trabalhos que precisam ser feitos rapidamente.
Assim, além dos convencionais eletrodos E7018, ela é compatível com itens de inox, ferro fundido e outras ligas. Por isso, a Flama 161 BV pode ser considerada uma das melhores máquinas de solda do mercado.
Ela ainda traz padrão Bivolt, alça para transporte, com um design compacto e peso super leve. Dessa maneira, pode ser movida facilmente e instalada em pequenos locais.
3. Inversor Handy Arc 140I, Esab, 734002.0
Uma das melhores opções de máquina de solda para hobby é o Inversor Handy Arc 140l, da Esab. Ela é desenvolvida com um tubo de ventilação, o que evita o superaquecimento e sobrecargas de temperatura.
Se você é uma pessoa que passa longos períodos realizando solda, a Handy Arc permite ciclos de 100%, para soldas mais simples. O equipamento da Esab, apesar de ser novo no mercado, conta com certificação IEC 60.974-1, um importante atestado de sua qualidade e eficiência.
Pesando apenas 3 kg, seu transporte ainda é facilitado por uma alça, dando mais praticidade ainda para o profissional.
2. Inversora de Solda Vulcano 210M Monofásico MIG Balmer
A máquia de solda inversora da Balmer é uma máquina mais robusta. Ela pesa 44kg, porém a alça guia e a base com rodas deixa o equipamento livre para circular dentro de um mesmo ambiente. Mas as vantagens da Vulcano 210M começam mesmo pela ótima durabilidade e resistência da sua fonte transformadora, com curva de tensão com 5 perfis de regulagem.
Ela conta ainda com faixas de trabalho que variam de 30A a 185A, apresentando estabilidade de arco elétrico, em qualquer uma das faixas de trabalho escolhida pelo operador. Por fim, a inversora da Balmer faz um processo de soldagem com eficiência energética e um nível muito baixo de respingos. Sem dúvida, esse é um equipamento pré-industrial que você precisa conhecer!
1. Inversora de Solda Kab 250 Super – Tork
A inversora de solda Kab 250 Super, da Tork, é a melhor máquina de solda da atualidade, na minha opinião. Ela foi desenvolvida com uma tecnologia de baixo consumo de energia, a IGBT. Isso faz com que ela possa funcionar em ciclos de trabalho longos, sem interrupção e evitando sustos na conta de energia.
Sua bitola para eletrodo de 4mm é compatível com variadas espessuras. E não para por aí. Com a Kab 250 Super, você pode utilizar o processo de soldagem com eletrodo revestido. Assim, até profissionais amadores podem utilizar essa máquina de solda com alto nível de segurança.
Ela traz ainda fonte de solda com uma das melhores custo-benefício do mercado, pesando 7 kg e corrente de até 250A.
Na Casa do Soldador, você encontra modelos com alta eficiência de máquina de solda inversora, para realizar suas atividades diárias. Sem contar que, na nossa categoria de máquinas de solda, você adquire também máquinas para solda MIG/MAG, de plasma e mais.
Faça uma visita ao nosso site e confira