Portão eletrônico faz barulho mas não abre: saiba o motivo!

O seu portão eletrônico faz barulho mas não abre? Não há motivo para se desesperar. Inclusive, isso é bem comum de acontecer em diversas residências e é bem fácil de ser resolvido do que você pode imaginar.

Porém, por mais que seja um problema bastante normal, ninguém merece ter um portão eletrônico fazendo barulho, sem funcionar devidamente e incomodando os vizinhos, não é mesmo?

É uma situação bastante chata e desconfortável, principalmente nas vezes em que o barulho pode ser tão alto a ponto de acordar a vizinhança. Mas a situação não precisa ficar assim! Quando o faz isso, temos diferentes causas e formas de resolver cada uma delas.

dois técnicos analisando e realizando a manutenção de um portão eletrônico

Caso o seu portão eletrônico esteja com um funcionamento diferente, certamente é indicativo que algo não está funcionando devidamente e deve ser consertado imediatamente.

Para ajudar você com esse problema, separamos as principais causas do porquê isso acontece, assim como o que fazer nessas situações.

Que tal garantir uma boa noite de sono para sua família e para os vizinhos, e acabar de vez com a barulheira que o portão eletrônico faz em sua casa? Vem comigo e saiba como resolver esse problema de forma simples!

7 causas do portão eletrônico fazer barulho mas não abrir

Quando o seu portão eletrônico faz barulho mas não abre, certamente é um motivo para se preocupar. Afinal, isso quer dizer que algo está errado e isso faz com que ele não funcione da forma que deveria – e, sem sombra de dúvidas, não podemos ignorar isso.

técnico fazendo checklist para descobrir a causa do defeito

Precisamos sempre interpretar o barulho do portão eletrônico como um sinal de alerta, e entender quais são seus riscos. Caso não seja consertado rapidamente, pode até fundir o seu motor, queimar de vez e não funcionar mais. Outro grande risco que o mau funcionamento do portão automático pode ocasionar, mesmo que indiretamente, é o assalto.

Afinal, sabemos que atualmente, a violência está em alta nas grandes capitais e muitas pessoas são abordadas pelos assaltantes logo no portão de casa. É claro que isso chamará a atenção dos assaltantes e os mesmos vão saber qual é a hora certa para agir.

Logo, não espere o portão parar de funcionar e chegar nesse ponto para identificar a causa do problema, investigue assim que o problema surgir para resolvê-lo prontamente.

E para ajudar você a identificar o problema, separamos 7 principais motivos para que essa situação aconteça. Confira:

1. O portão está travado

Quando o portão eletrônico faz barulho, mas não abre, sempre precisamos investigar o que travou o funcionamento do mesmo. Logo, quando vemos que está travado, devemos verificar quais componentes internos podem ou não estar com defeito para realizar sua troca.

perspectiva de primeira pessoa, mostrando um portão eletrônico abrindo através de sinal emitido pelo controle remoto.

No geral, quando observamos o portão eletrônico travado, sem abrir e com muito barulho em seu funcionamento, devemos checar a condição das roldanas, verificar se os cabos de aço estão oxidados ou quebrados, e se as engrenagens estão em bom estado.

Uma dica para verificar a condição quando chega nesse nível, é desconectar o motor e tentar abrir manualmente, devagar, no movimento natural do portão eletrônico.

Caso ele deslize sem problemas, podemos afirmar que o problema está no motor. Caso não, o problema com certeza pode ser as peças de movimentação e será necessário acionar o especialista para realizar a troca delas.

2. Falta graxa

Uma das principais causas presentes nesses casos, sem sombra de dúvidas, é a falta de lubrificação das peças. O ruído que as peças secas podem fazer no funcionamento do portão é ensurdecedor, e essa pode ser considerada a mais grave das causas para o mau funcionamento do seu portão.

Por sorte, esse problema é bem simples de ser resolvido e é um reparo que você mesmo pode fazer em casa! Basta adquirir um bom lubrificante ou uma graxa eficiente para aplicar nas peças necessárias.

Caso essa ausência persista, teremos uma vibração de todas as peças internas que, além de serem responsáveis pelo barulho, também poderá causar desgastes das peças e danificar ainda mais toda a estrutura interna do aparelho. Nesse caso, já é necessário chamar ajuda profissional.

3. O capacitor está fraco

É possível que o capacitor de partida presente no motor também esteja fraco e não funcione adequadamente. Geralmente, essa peça se localiza junto do centro de comando do motor do portão eletrônico.

Quando observamos que o capacitor está fraco, vemos que o próprio motor não apresenta força o suficiente para puxar e fazer com que o portão abra.

E quando percebemos que o portão eletrônico faz barulho mas não abre por conta do capacitor, é necessário investir na troca dessa peça.

4. O fim de curso quebrou

Outra possível causa para isso está no fim de curso queimado ou simplesmente quebrado. Nesse caso, o portão eletrônico passa direto através do sensor e trava, pois ultrapassa a posição normal de abertura e de fechamento.

É necessário chamar os especialistas para verificarem as peças e atestarem se este é, de fato, o defeito presente no sistema do portão eletrônico.

Confira também: como organizar caixa de ferramentas para sua casa, aqui!

5. As engrenagens quebraram ou travaram

Também é possível que as engrenagens presentes dentro da caixa do portão eletrônico estejam quebradas ou, então, travadas.

Caso seja confirmado que a causa pela qual o portão eletrônico faz barulho mas não abre é o mau funcionamento das suas engrenagens internas, é necessário levar o motor em uma assistência técnica para realizar a troca das peças.

6. O estator está em curto

É comum também que o estator do motor esteja em curto. Isso pode ocorrer justamente pelo aquecimento em excesso do motor ou por forçar demais a peça antes de realizar sua troca.

É necessário, também, levar o motor em uma assistência técnica para a devida troca do estator.

7. Sensores do fio de curso estão invertidos

É bastante comum também que os sensores do fio de curso estejam invertidos quando o portão eletrônico faz barulho, mas não abre. Para resolver a situação, basta realizar a inversão dos fios na central eletrônica.

Por se tratar de um problema que deve ser resolvido por alguém capacitado, necessita-se chamar um profissional para resolver isso, a fim de evitar criar um problema maior.

Entretanto, é interessante compreender quais são os motivos e o que pode estar provocando o mau funcionamento do portão eletrônico para guiar o seu conserto de forma correta e assertiva.

O que fazer quando o portão eletrônico não abre?

Quando o portão eletrônico faz barulho mas não abre, é necessário investigar a causa e saber o que pode estar ocasionando o presente problema para, então, resolvê-lo.

Entretanto, caso haja dificuldades para isso ou para resolver em casa a condição, é necessário contratar uma assistência técnica e ter a ajuda de um especialista para consertar as peças ou o motor do seu portão eletrônico.

Podemos ter diferentes causas para o mau funcionamento do portão eletrônico, assim como riscos caso o problema permaneça. Por isso, é importante resolver logo a condição assim que for observado o barulho.

Agora que você já sabe de tudo isso, vai ficar muito mais fácil de arrumar ou até mesmo ampliar seus serviços de marido de aluguel.

Até o próximo post!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário