O que são EPIs? Qual a diferença entre EPI e EPC? Entenda!

Os acidentes no ambiente de trabalho podem ser evitados e reduzidos com EPIs e EPCs. Esses equipamentos estão presentes em diversas empresas, buscando prevenir os riscos de suas atividades.

Para garantir a segurança do operador, cada um desses acessórios e itens deve ser utilizado da maneira correta. Para isso, é preciso saber os fins específicos dos EPIs e dos EPCs, possibilitando a seleção do equipamento certo para profissionais de mecânica, construção civil ou outro ambiente.

Vale lembrar que o uso de ambos é obrigatório, conforme o Ministério do Trabalho instituiu para serviços que colocam o colaborador em risco. Assim, essas normas regulamentadoras guiam a segurança e organização de muitos ambientes profissionais. Continue com a leitura e venha descobrir tudo sobre esses equipamentos essenciais!

Qual é a utilidade dos EPIs e EPCs?

O EPI e EPC são equipamentos que estão conectados diretamente na proteção do trabalhador. Esses itens e acessórios, fornecidos pela empresa, têm como objetivo principal garantir a integridade física dos colaboradores, sendo uma obrigatoriedade prevista na norma NR-6.

Outra utilidade é a economia e redução de acidentes no trabalho, ou seja, a empresa diminui consideravelmente as ocorrências que causam afastamento do funcionário. Além de manter os colaboradores seguros para executar suas atividades com agilidade.

Diferenças e semelhanças entre EPI e EPC

Por mais que os EPC e o EPI tenham semelhanças no conceito e no objetivo, eles têm uma diferença principal. Os EPCs são usados para estabelecer uma proteção coletiva e evitar os casos de acidentes. Já os EPIs são equipamentos individuais para o colaborador minimizar os danos dos acidentes físicos.

Eles, juntos, compõem a segurança dos operadores, protegendo-os, diretamente e indiretamente, de situações de risco. Além disso, o uso de um não descarta a necessidade do outro, sendo fundamental alinhar todos esses acessórios, itens e equipamentos, para ter uma redução significativa de perigos.

O que são os EPIs?

Os Equipamentos de Proteção Individual são conhecidos popularmente como EPI. Esses acessórios e vestimentas são usados para reduzir ao máximo os riscos e danos que o trabalho pode causar na saúde do funcionário.

Os kits e itens de EPIs precisam ser fornecidos pela empresa de maneira gratuita, conforme estabelecido na norma regulamentadora NR-6. Entre alguns desses equipamentos podemos citar:

  • Respiradores/Máscaras;
  • Óculos de proteção;
  • Botinas de proteção;
  • Capacetes;
  • Luvas.

Vale lembrar que o uso desses equipamentos não elimina os perigos do ambiente de trabalho. Por isso, é necessário manter a atenção com os avisos dos EPCs, unidos às qualidades de ambos para reduzir ao máximo os acidentes de trabalho.

O que são os EPCs?

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva, sendo itens instalados no local de trabalho que buscam otimizar a proteção dos funcionários. Esses equipamentos visam uma proteção coletiva, ou seja, é algo para todos os indivíduos.

Assim, os EPCs buscam evitar os acidentes, enquanto os EPIs além de evitar, reduzem o dano ou gravidade. A união dos dois, faz com que o local de operação tenha uma diminuição considerável dos perigos. Entre alguns desses equipamentos de sinalização estão:

  • Grades de contenção;
  • Placas sinalizadoras;
  • Sistema de exaustão e ventilação;
  • Alarmes sonoros;
  • Sinalizadores luminosos;
  • Faixas ou correntes de segurança.

Quais as normas existentes a respeito desses equipamentos?

O Ministério do Trabalho cita, em diversas normas regulamentadoras, as necessidades da empresa fornecer os EPIs e instalar os EPCs para guiar suas operações. Além de implementar os equipamentos na rotina do trabalho, é preciso que a empresa instrua o operador como usá-los.

A NR-6 é a principal norma que menciona ambos, principalmente os EPIs. Enquanto os EPCs são citados em outras normas, como NR 4, 10, 12 e 33, apontando especificidades sobre seus equipamentos.

Quando a empresa deve utilizar os EPIs e os EPCs?

A empresa deve fornecer e utilizar os EPIs e EPCs quando os serviços que são executados têm fatores de riscos. Além disso, é importante compreender que cada ambiente profissional tem perigos específicos, ou seja, cada caso irá utilizar um estilo de EPI, seja capacetes, máscaras ou sapatos de segurança.

Entre os locais com obrigatoriedade, é possível citar os lugares considerados “zonas de riscos” como: indústrias químicas, construções civis, cozinha industrial e outros locais.

O que é o CA dos EPIs?

O Certificado de Aprovação (CA) é o comprovante de que o EPI é um equipamento testado e de qualidade. Esse selo é a garantia de que o produto fornecerá as tecnologias de proteção necessárias para o operador.

Cada EPI tem o seu CA numérico, que conta com uma data de validade para poder ser comercializado, ou seja, tem um prazo de eficácia que precisa ser verificado constantemente pelo funcionário e empresa.

Aqui na Casa do Soldador, os conteúdos sobre EPIs, equipamentos de trabalho como solda, furadeira, aspirador de pó e muitos outros temas sobre trabalho estão disponíveis para você.

Que tal conferir também quais são os EPIs para soldadores? Entenda um pouco mais como podem ser aplicados esses itens de proteção tão importantes. Te espero lá!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário