O que fazer quando queima o olho com solda? Essa é provavelmente uma pergunta que todo soldador já se fez. Os menos sortudos provavelmente a fizeram porque um dia tiveram o azar de queimarem seus olhos com solda.
Já outros fazem essa pergunta provavelmente por pura e simplesmente precaução, quando querem saber como proceder em uma situação perigosa como essa.
A verdade é que diferentes profissões e ofícios trazem diferentes riscos, e não seria nada diferente com o ofício de soldador. Há alguns perigos específicos para essa profissão que conheceremos a seguir, como a queimadura dos olhos.
Além disso, veremos o que fazer quando queimar o olho com solda, além de outras questões a respeito da solda e o perigo de se queimar os olhos com ela. Vem comigo!
O que fazer quando queima o olho com solda?
Um dos grandes problemas envolvendo a solda e o ato de queimar os olhos com ela está no fato de que isso é muito mais fácil de acontecer do que parece. Para queimar os olhos com a solda não precisa ser soldador, nem ao menos, surpreenda-se, estar próximo das faíscas da solda que ficam pipocando quando o instrumento da solda é utilizado.
Na verdade, basta estar próximo do raio de iluminação que a solda causa para acabar com uma queimadura de solda nos olhos. Então o risco é bastante sério!
Não apenas pelas consequências de se ter uma ferida na retina ocular, mas até mesmo pela frequência e facilidade com que se pode ocorrer uma queimadura de solda nos olhos. Todo o cuidado é pouco e a precaução é o ideal para evitar todos esses casos.
Outro perigo não tão conhecido em relação à queimadura de solda nos olhos está no fato de que os primeiros sintomas não precisam ser sentidos imediatamente. Na verdade, é justamente o oposto!
A maioria das pessoas que teve seus olhos afetados pela solda sentem os efeitos dessa pequena lesão 10 horas depois do fato. Os sintomas de ter seus olhos queimados por solda são:
- Vermelhidão nos olhos, olhos com uma atípica cor vermelha e sensibilidade;
- Olhos lacrimejando bastante sentindo os efeitos de uma possível inflamação;
- Uma visão muito sensível à presença da luz, causando desconforto ou mesmo dor;
- Olhos doloridos, uma dor intensa nos olhos que pode ser gradativa conforme os ambientes frequentados.
Tudo isso deve ser considerado para você saber quando teve seus olhos afetados pela solda. Mas o que fazer quando queima o olho com solda? A primeira e mais correta resposta é procurar imediatamente um oftalmologista.
Somente o especialista saberá exatamente o que você deve fazer ao queimar os olhos com solda e como deve proceder para um futuro tratamento, caso necessário.
O que causa a queimadura por soldagem?
Falei sobre o que fazer quando queimamos o olho com solda, mas o que será que causa essa queimadura nos olhos? Como comentamos, queimar os olhos com solda pode ser muito mais fácil do que as pessoas costumam pensar.
Essa queimadura pode se dar mesmo que determinado indivíduo esteja a uma considerável distância, que ele mesmo imagine como segura, da solda. Saber disso é bastante importante para aqueles que presenciam o ofício.
Isso se dá porque o ato da soldagem emite uma radiação que é luminosa e bastante forte, que pode causar uma queimadura no olho, seja na retina ou mesmo na córnea, de qualquer um que fique encarando o ato da solda fixamente durante um intervalo de tempo.
Ou seja, a solda é muito perigosa mesmo para pessoas que estejam distantes e sejam apenas curiosas e gostem de acompanhar o processo por algum período.
Também é necessário ter uma atenção nesse ponto, por se tratar de uma lesão que pode variar de acordo com alguns aspectos, até mesmo conforme o tempo em que o processo de solda é observado, a gravidade da queimadura deve ser atestada por um especialista.
Essa lesão pode ter uma variação diferente de pessoa para pessoa, variação essa que deve ser observada e tratada novamente por um profissional que saberá o que passar quando os olhos estão ardendo devido à queimadura de solda.
Veja também: Tipos de Solda: Conheça os Modelos e as Aplicações!
O que é bom para aliviar dor nos olhos quando queima com solda?
Quando falamos sobre o que fazer quando se queima o olho com solda, falamos sobre a importância de procurar um médico especialista para recomendar o tratamento correto.
Mas claro, muitas vezes um médico especialista não está disponível e a lesão deverá aguardar até que a pessoa que esteja com esse problema seja atendida. Nesses casos, para aliviar a dor há algumas práticas recomendadas, ao menos inicialmente.
A principal recomendação é lavar o olho com soro fisiológico ou colírio hidratante. Ambas as substâncias podem ser facilmente aplicadas e utilizadas para que a lavagem do olho seja feita e a dor de ter queimado os olhos com solda diminua durante um tempo.
Mas vale lembrar que essa lavagem não isenta ninguém de procurar um especialista, um médico oftalmo quanto antes. Outra alternativa para aqueles que buscam o que passar quando os olhos estão ardendo de solda é a realização de compressas de água morna.
O método é bastante simples, basta encharcar um pedaço de pano em água morna (não pode ser muito quente) e deixar descansando sobre o olho fechado durante alguns minutos. São geralmente recomendados 5 minutos, após os quais basta retirar o pano. Esse processo pode ser repetido.
Por fim, uma receita bastante difundida e popular no Brasil é a utilização de pepinos para compressa. Esse método é bastante parecido com o anterior, porém ele funciona utilizando no lugar da compressa de pano com água morna uma fatia de pepino sobre o olho.
O pepino é cortado em rodelas e colocado sobre o olho fechado, que descansa durante alguns minutos. Após passarem esses minutos os pepinos são retirados e o processo pode ser repetido.
Quanto tempo o olho fica queimado de solda?
Saber quanto tempo dura um olho queimado ou apenas machucado por solda é bastante difícil. Em primeiro lugar porque, como já comentamos, as lesões por solda tendem a ser bastante variadas.
Alguns olhos são afetados de maneira bastante extensa e grave pela solda, seja porque estavam próximos ou porque ficaram muito tempo encarando o ato da soldagem e acabaram mais machucados.
Outros simplesmente porque são mais sensíveis. Mas no geral, quanto maior o tempo em que determinado indivíduo estiver sentido os efeitos da queimadura por solda, provavelmente maiores são suas lesões.
Como dissemos quanto ao que fazer quando queimamos o olho com solda, o ideal de fato é procurar um oftalmo para só então saber exatamente quais são as extensões do dano e quanto tempo pode demorar para sarar.
Como tratar queimadura nos olhos por solda?
Quando demos algumas dicas sobre o que fazer quando queimamos o olho com solda mostramos algumas práticas que podem ser utilizadas para diminuir a dor da lesão, porém nada substitui a necessidade de procurar um médico especialista. Então, o tratamento de fato só pode ser dado por um oftalmologista.
Como proteger os olhos da queimadura por solda?
O melhor jeito de se proteger de uma queimadura por solda é utilizando o equipamento de proteção adequado e tirando pessoas que não trabalham com o ofício e com os equipamentos do local onde a atividade é realizada. Acesse nosso conteúdos sobre EPI para soldador e entenda com mais detalhes!
Entre o principal equipamento de segurança utilizado por soldadores está a máscara de solda, item indispensável para qualquer um que queira ser soldador. Com o equipamento de proteção correto você protege os seus olhos e evita lesões que podem ser bastante incômodas e até graves.
Invista na sua segurança e garanta que seu serviço, além de oferecer qualidade para o consumidor, não lhe cause nenhum dano!