Saiba tudo sobre a profissão de soldador!

O mercado de trabalho industrial é amplo e oferece diversas oportunidades de profissões, que necessitam de profissionais com habilidades técnicas bem desenvolvidas. Uma das funções mais requisitadas nesse ramo é a de soldador, com espaço para atuação desde o ramo metalúrgico até a área tecnológica.

Então, preparado para conhecer mais sobre a profissão de soldador e as funções que o profissional dessa área exerce, além de detalhes sobre remuneração, mercado de trabalho e como se qualificar? Continue a leitura do post!

Qual é a função de um soldador?

O soldador é o profissional que confecciona, repara e realiza manutenções em peças diversas de metal. A principal técnica que ele utiliza é a solda, que consiste em unir peças soltas através do aquecimento e, logo em seguida, resfriamento e solidificação da mesmas. Assim é possível construir instrumentos, utensílios e equipamentos novos.

A soldagem é um trabalho técnico e envolve análise minuciosa dos materiais metálicos, a fim de encontrar defeitos e pontos que possam ser aproveitados. Outra habilidade importante que um soldador apresenta é a de desenhar e interpretar esboços e projetos finais de solda, além de compreender o uso de cada peça e equipamento envolvidos nos processos.

Além disso, o profissional dessa área deve ter domínio de técnicas como:

  • Submersão do arco metálico – um dos tipos mais comuns e seguros de solda;
  • MIG/MAG – que utiliza gases na soldagem;
  • Solda por feixe de elétrons;
  • TIG – soldagem com eletrodo de tungstênio;
  • Soldagem com eletrodo revestido;
  • Utilização de oxigás – que, por oferecer riscos de explosão, deixou de ser tão utilizada.

Quer aproveitar e conhecer mais sobre as técnicas utilizadas por soldadores? Confira nosso post completo com os tipos de solda, com detalhes sobre seus modelos e aplicações!

Em que áreas o soldador pode atuar?

O mercado de trabalho para o soldador é amplo e ele pode encontrar oportunidades de emprego, por exemplo, em áreas onde há concentração de indústrias, como a metalúrgica e automobilística. Também é possível que o profissional qualificado dessa área encontre vagas na construção civil, obras hidrelétricas e aeronáutica.

Com o surgimento da indústria 4.0 – ou Quarta Revolução Industrial – há também crescimento de oportunidades de emprego para o soldador em áreas mais tecnológicas, como a robótica e computação, onde ele pode realizar reparos em máquinas e até mesmo ajudar a idealizar novos projetos de tecnologia.

Qual é o salário de um soldador?

Em média, o salário nacional do profissional de soldagem é de R$2.400,00 e o teto salarial é em torno de R$4.300,00. A remuneração do soldador varia muito, dependendo da qualificação deste profissional, além de tempo de experiência na área, tipos de serviço que ele oferece e a região onde atua.

Como se tornar um profissional de soldagem?

Para que o profissional esteja qualificado a exercer a função de soldador, é necessário que ele tenha certificações e desenvolva habilidades técnicas. Cursos técnicos profissionalizantes na área são essenciais para qualificação e exerção da profissão, pois são nessas especializações que aprenderá sobre:

  • Análise de estruturas em metal – principalmente para compreender reações químicas diversas do elemento;
  • Prática dos diferentes tipos de soldagem;
  • Procedimentos de serralheria;
  • Estudo dos diversos tipos de ferramentas e equipamentos de proteção utilizados na indústria;
  • Desenvolvimento de habilidades para desenhar e interpretar esboços e documentos técnicos.

Não é preciso fazer curso superior para ser um soldador de sucesso, porém um diploma de graduação, em cursos na área de engenharia, pode ser um diferencial. Além disso, é importante que o soldador tenha habilidades em matemática e na área das ciências da natureza, principalmente em física e química.

Após se formar nos cursos de qualificação, o profissional pode – e deve! – continuar se atualizando e se especializando, estudando o mercado e as mudanças na indústria, para se mantendo por dentro do surgimento de novas técnicas e tecnologias de soldagem. Assim ele evita se tornar obsoleto e perder oportunidades de crescimento na carreira.

Quem opta pela profissão de soldador desenvolve habilidades essenciais para a indústria e encontra vagas de emprego em diversos segmentos importantes, como a metalurgia e em ramos da chamada indústria 4.0, com chances de desenvolvimento nas áreas mais tecnológicas, que não param de crescer.

Quer continuar se aprofundando no mercado de soldagem? Confira nosso post sobre as diferentes características de uma máquina de solda, um guia completo sobre os tipos de maquinário que um soldador usa e como escolher o melhor, para que você esteja ainda mais preparado para esta profissão!

Agora que você conhece mais sobre as funções e mercado de trabalho para o profissional de soldagem, aproveite para se especializar e desfrutar das inúmeras oportunidades de crescimento que essa carreira tem a oferecer!

Continue acompanhando o Blog Casa do Soldador! Toda semana trazemos conteúdos exclusivos sobre o universo da soldagem e tudo que envolve essa profissão. Não deixe de nos acompanhar!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário