As ferramentas para corte em madeira ajudam você a realizar serviços com maior agilidade, precisão e segurança. Para isso, você precisa escolher o modelo mais adequado para seu tipo de operação, já que cada uma delas entrega um acabamento diferente.
Neste conteúdo, vou te apresentar 12 ferramentas para trabalhar com madeira, destacando para que elas servem e como podem ser úteis para você. Por aqui, você vai encontrar uma lista que traz ferramentas manuais e elétricas, quais tipos de material elas cortam e mais. Confira!
1. Serra manual ou serrote
A serra manual ou serrote é uma das ferramentas de corte de madeira mais comum e utilizadas, seja em aplicação profissional ou doméstica. Com ela, é possível cortar tábuas, painéis, MDF, troncos de árvores, arbustos e demais objetos.
Ela conta com uma lâmina triangular e dentada, exigindo pouca habilidade e treinamento. Além disso, é um objeto leve e fácil de guardar. Uma grande vantagem é que o serrote pode ser encontrado em diversos formatos e tamanhos.
Por isso, é uma ferramenta de corte que se adapta muito bem às necessidades de uso, com modelos de ajuste de angulação da lâmina e mais.
2. Serrote de costa
O serrote de costa é uma ferramenta manual que conta com uma estrutura de metal fixada a uma lâmina de madeira ou metal. Ela tem ainda dentes finos, para cortes de madeira precisos.
Seu uso é bastante comum no corte de madeira folheada, esquadrias e forros, já que permite realizar esse tipo de acabamento tanto em linhas retas como angulares.
3. Serra elétrica tico-tico
A serra elétrica tico-tico é uma ferramenta capaz de cortar não apenas madeira, mas também cerâmica, plástico e outros materiais.
Seus cortes curtos ou retos são feitos com bastante precisão. Esse é um tipo de serra elétrica que o profissional pode utilizar lâminas com diferentes comprimentos para conseguir a profundidade de corte desejada.
4. Serra elétrica circular
A serra elétrica é uma ferramenta para corte em madeira muito utilizada em marcenarias, serralherias e carpintarias. Com ela, é possível fazer cortes retos com rapidez, na construção civil e na movelaria.
O disco do equipamento pode ser trocado para trabalhar com acrílicos e metais. Esse equipamento exige conhecimento, treinamento e a utilização de Equipamentos de Proteção Individual.
5. Serra meia esquadria
Se você precisa realizar cortes com ângulos de 45º a 90º, com bom nível de detalhamento, a serra meia esquadria é a ferramenta indicada.
A serra meia esquadria é capaz de fazer um acabamento de ótima qualidade nos trabalhos com madeira. Para isso, escolha o disco mais adequado para seu projeto de marcenaria.
6. Serra de fita
A serra de fita tem uma lâmina que opera entre duas rodas, posicionadas na base inferior e superior.
Sua lâmina é super afiada, por isso, é preciso que o profissional esteja preparado para realizar esse tipo de corte em madeira. Com ela, é possível fazer cortes em curva e confeccionar peças em diferentes formas, seja em madeira grossa ou fina.
7. Cinzel
O cinzel é uma ferramenta manual para corte em madeira que você já deve ter visto na mão de algum carpinteiro ou artista plástico. Ela é muito utilizada para esculpir formas e trabalhar com desenhos na superfície desse tipo de material.
Ela tem uma lâmina bastante afiada para cortar ou esculpir o material. Então, o profissional precisa desenvolver grande habilidade para trabalhar com essa ferramenta.
8. Plainas elétricas
A plaina elétrica é uma ferramenta muito vantajosa para trabalhar a madeira. Ela proporciona melhor ergonomia, além de ser um equipamento leve e dinâmico.
Assim, além de cortar, ela serve para aplainar, usinar bases e deixar as peças com acabamento de qualidade. Ela ainda pode ser ajustada para finalidades específicas do seu trabalho.
Sem contar nos ajustes de profundidade, controle de corte e outras especificações técnicas que podem ser aproveitadas em várias demandas.
9. Arco de serra
O arco de serra é uma ferramenta manual, que aceita ajustes para receber lâminas de tamanhos variados. Ela é muito útil para acessar locais de difícil acesso, sendo também um item resistente e fácil de guardar.
A ferramenta tem um punho anatômico que permite cortes firmes e trabalhos com maior grau de precisão e agilidade.
10. Tupia
A tupia é considerada a ferramenta elétrica para corte de madeira mais leve, prática e compacta de todas. Ela é ótima para confeccionar bordas e entalhes, por exemplo.
No mercado, você encontra modelos com ótima potência e super dinâmicas. Com isso, pode ser aplicada para diversos fins e tipos de serviço.
11. Serra de bancada
A serra de bancada fica posicionada em uma superfície plana. Por isso, promove cortes de madeira com precisão. Essa característica traz ótima estabilidade, por não oscilar durante a operação.
Para cortes de madeira maciça ou estratificada, ela é o equipamento que não pode faltar. Ela ainda é capaz de cortar fibras, plástico e outros materiais.
12. Serra copos
Se você precisa realizar cortes em diâmetro em peças de madeira, a serra copos proporciona agilidade e eficiência. Ela é utilizada para furar chapas de madeira, construir caixas de luz ou criar furos para passagem de fios.
Ela funciona acoplada a uma furadeira elétrica, por isso, antes de comprar é preciso avaliar se a potência da furadeira combina com o tipo de serra copo.
Então, já descobriu qual tipo de serra é a mais adequada para você? Espero que essas informações sejam muito úteis para tomar a melhor decisão de compra.
Em nosso site, você encontra ainda uma grande linha de ferramentas manuais para otimizar seus serviços. Não deixe de conferir.
Até o próximo conteúdo!