A bomba de água é muito usada em indústrias, em residências e em algumas empresas. Clubes, hotéis, condomínios, hospitais também usam esse importante equipamento que compõe instalações hidráulicas.
Existem diferentes tipos de bombas, mas a principal função delas é fornecer a pressão necessária para que a água alcance locais mais altos. Também serve para transferir líquidos de um reservatório para outro. Vamos conferir, neste post, qual é a durabilidade média de uma bomba de água!
Saiba que a bomba de água tem alta durabilidade
A bomba de água, ou motobomba, em geral, tem alta durabilidade, independentemente de seu tipo. O ciclo de vida útil de uma bomba é de 10 anos.
Esse período de vida útil pode ser aumentado conforme o equipamento receba os devidos cuidados, a devida manutenção.
Além disso, se o produto comprado for realmente de boa qualidade, esse será um diferencial para a durabilidade da bomba.
Considere também o uso que se faz dela. É natural que se o produto for usado com muita recorrência e não tiver a manutenção apropriada, ele talvez não alcance os 10 anos de vida útil — ou só consiga alcançar esse período.
Como aumentar a vida útil de sua motobomba
Para que a motobomba consiga alcançar mais de 10 anos de vida, é possível recorrer a algumas estratégias:
Escolha um bom fornecedor
A busca por menores preços pode prejudicar a escolha de um bom produto. O barato pode sair caro, correto? Esse provérbio é muito verdadeiro.
Por isso, vale mais pagar mais caro por um equipamento mais durável que aplicar pouco dinheiro em um produto de qualidade inferior, que pode nem atingir o tempo de vida útil de 10 anos e exija reparos constantes.
Comprar de uma empresa qualificada, que tenha uma boa imagem no mercado, contribui para garantir um custo-benefício vantajoso.
Cuidado com a instalação
A instalação de bombas hidráulicas também deve ser realizada de forma profissional. Uma boa empresa pode se responsabilizar por esse procedimento.
Para instalar a bomba de água é importante utilizar peças de boa qualidade, ainda que sejam mais caras. É preferível que essas peças sejam originais.
Certamente, a produtividade e o período de vida das bombas tendem a aumentar com uma boa instalação.
Faça manutenção preventiva
O uso exagerado da motobomba, deixando-a completamente esgotada, sem a preocupação com o desgaste natural que o tempo causa, é um erro grave.
Muitos só fazem a manutenção corretiva, ou seja, quando algum problema aparece é que eles vão se preocupar com a “saúde” do equipamento.
O correto é efetuar uma manutenção preventiva para evitar problemas maiores. O custo-benefício compensa. Se a bomba é muito usada, preferencialmente a manutenção preventiva deve ser mensal, feita por profissionais qualificados.
Use a bomba conforme suas especificações
Como falamos, existem diferentes tipos de motobomba. Há bombas submergíveis, que podem ficar dentro da água, por exemplo. Lógico que se ela não é submergível, não deverá ser usada dentro da água.
A bomba pressurizadora, por sua vez, tem como função aumentar a pressão da água, o que permite uma vazão maior em chuveiros e torneiras, bem como em outros pontos de consumo.
Por isso, ela também é chamada de pressurizador. Usar outro tipo de bomba em um sistema de pressurização pode comprometer sua integridade e durabilidade, já que ela não foi projetada com essa finalidade específica.
A vida útil de uma bomba de água é relativamente longa, mas isso não significa que, durante esse período, ela não precise de manutenção e alguns reparos. Os cuidados com o equipamento sempre serão necessários!
Gostou de nossa abordagem? Aproveite para conferir vídeos e imagens de nossas bombas e de outros produtos em nossas páginas das redes sociais. Siga a gente no Facebook e no Instagram!