Conheça os Tipos de Disco para Esmerilhadeira!

Se você é aquele profissional que utiliza ferramentas elétricas no dia a dia, sabe que para alcançar o melhor resultado é preciso uma série de acessórios eficientes, certo?

A esmerilhadeira é um equipamento muito utilizado para cortar e desbastar diferentes materiais, sendo encontrada em diferentes modelos. Mas, para garantir o melhor resultado do trabalho, é preciso conhecer os tipos de disco e a capacidade de cada um deles.

tipos de disco

Se você ainda tem dúvidas ou não sabe qual é o acessório indicado para determinado trabalho, acompanhe a leitura do post. Hoje, vou apresentar quais são as opções de disco para essas máquinas e qual é a função de cada um deles.

Vamos lá?!

Disco de corte: o mais tradicional

Desenvolvido com grãos abrasivos, o disco de corte visa cortar materiais rígidos como concretos e metais com maior agilidade e sem esforço.

Devido a sua versatilidade, ele também é bastante utilizado no corte de alumínio, plástico e demais elementos não ferrosos. Até por isso ele é considerado o tipo de disco para esmerilhadeira mais popular do mercado.

disco de corte rápido

Entre os tipos para corte, não podemos deixar de mencionar o modelo para corte fino. É inegável que esse acessório é ideal para quem deseja um trabalho ágil e, ao mesmo tempo, caprichoso.

Ele conta com uma espessura fina que influencia na qualidade e precisão do corte. Além disso, o disco de corte garante menor vibração, menor aquecimento do material, corte mais rápido e menor esforço do operador.

Você ainda pode encontrar outros três discos de corte de esmerilhadeira, eles são:

  • Disco contínuo — com ótimo arremate final no seu trabalho;
  • Disco segmentado — o perfil ideal para serviços com materiais rígidos;
  • Disco turbo — para quem precisa de velocidade.

Eles podem ser encontrados em diferentes diâmetros:

  • Disco de corte 4 1/2″;
  • Disco de corte 4,5″;
  • Disco de corte 5″;
  • Disco de corte 7″;
  • Disco de corte 9″.

Disco de corte fino: feitos para trabalhar com aço

Esse modelo merece um tópico específico, afinal, ele foi desenvolvido especialmente para trabalhos mais exigentes que precisam de maior capricho como os cortes de aço inoxidável. Ele é muito ágil e consegue cortar facilmente materiais altamente resistentes.

disco de corte fino

Com isso, essa peça de corte fino é uma boa recomendação para se ter em sua caixa de ferramentas, garantindo bons resultados até nas atividades complexas. Se desejar conhecer mais sobre os tipos de disco de corte para esmerilhadeira, confira nosso post aqui mesmo no blog.

disco de corte fino

Disco diamantado: super resistentes

O disco diamantado possui diamantes nas pontas que funcionam como abrasivos. Além de conferir bastante resistência, ele é considerado um item universal, já que tem capacidade para atuar em trabalhos com diferentes materiais.

disco diamantado

Mesmo não garantindo um acabamento fino, ele promove um corte preciso, sem lascar ou rebarbas grosseiras, sendo ideal para corte em: concreto, asfalto, refratária e rebocos.

Por outro lado, no mercado existe o modelo de corte diamantado contínuo que possui as mesmas propriedades, porém, seu anel sem cisões proporciona um melhor acabamento e simetria — ideal para pisos, azulejos e porcelanatos.

Disco de desbaste: o ajudante do acabamento

Entre todas as versões dessa peça, a de desbaste é a mais comum e antiga no mercado. Podemos dizer que esse modelo abrasivo foi desenvolvido para dar acabamento em materiais diversos, principalmente metais, com total eficiência e precisão.

Geralmente o disco de desbaste para esmerilhadeira é composto por grão abrasivo, responsável pela remoção de material da superfície da peça-prima, camadas de fibra de vidro e resinas abrasivas.

Entre os principais modelos disponíveis no mercado, o tradicional é o mais utilizado. Ele possui uma espessura elevada e formato cônico que garante a remoção de ponta e rebarbas nos cortes em metais com ótima eficiência.

A forma correta de utilizar ele é em um ângulo de 45º (inclinação), tanto pelo acabamento quanto pela segurança do usuário.

disco de desbaste

Disco de lixa: o ideal para remover materiais de forma rápida

O disco de lixa ou abrasivo, que também pode ser conhecido como flap, é utilizado para remover tinta, pontos de ferrugem e muito mais. Produzido com base de nylon ou fibra, ele garante um excelente acabamento removendo grandes quantias de material rapidamente.

disco de lixa

Por conta dessa propriedade de lixamento, esse tipo de peça também pode ser utilizado com disco de desbaste, embora não entregue um resultado tão bom nesse caso. Ele é destinado para trabalhar em lixamentos de materiais diversificados como metais, madeiras e concretos.

Escova de aço: limpeza das suas peças

A escova de aço feita para ser acoplada nessas ferramentas elétricas possui a útil função de limpar o componente que está sendo trabalhado, removendo ferrugem, cordões de solda, escama, pó, tinta, rebarbas, orifícios e material de isolante térmico. Ela pode ser encontrada em diferentes formatos, sendo os mais comuns o de copo e disco.

escova de limpeza

Essas escovas possuem uma grande resistência a altas cargas térmicas e corrosão, conferindo uma vida útil bem longa a peça. E sua versatilidade a torna um item essencial em sua maleta de ferramentas, podendo contribuir em diversos serviços.

escova de aço

Cuidados ao usar essas peças em sua esmerilhadeira

O uso desse tipo de máquina deve ser feito com muito cuidado e atenção: ela tem um enorme poder cortante que pode causar acidentes graves. Então é essencial utilizar equipamentos de segurança individual (EPI) como os óculos para proteção, luvas, máscaras e protetores auriculares.

Com esses itens de proteção é possível reduzir os riscos de problemas e garantir a integridade do operador. Outro detalhe importante de se lembrar é quanto ao uso da água ou outros líquidos durante o trabalho, pois muitas pessoas utilizam disso para lubrificar os objetos e diminuir a poeira.

Porém, é fundamental verificar se o tipo de esmerilhadeira e o disco que estão sendo usados são compatíveis com essas substâncias ou são feitos para uso a seco. Nesses casos, sempre procure saber qual a recomendação do fabricante para evitar maiores transtornos.

Agora que vimos tudo sobre os diferentes modelos e versões de disco, além de recomendações para usá-los de forma correta e segura, você pode começar a montar a sua caixa de ferramentas com os itens necessários para suas atividades.

Uma dica é ter pelo menos um item de cada tipo, assim, é possível garantir a execução de diversas tarefas com os melhores resultados.

E se você gostou desse conteúdo, confira nosso post sobre como usar a esmerilhadeira e trabalhe com essa máquina de maneira muito mais eficiente!

Te vejo lá!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário