Muitas pessoas não sabem como usar o paquímetro por ela ser uma ferramenta bastante técnica. Ou seja, são diferentes das chaves de fendas, alicates, philips e muitas outras que são manuseadas facilmente. Em geral, o paquímetro é uma ferramenta utilizada por profissionais especializados em atividades bastante específicas.
Mas isso não quer dizer que você não posso usar essa ferramenta fundamental para diversos serviços, em especial no campo industrial. Sem este instrumento, inúmeros profissionais não teriam condições de trabalhar, para se ter uma ideia da importância que o paquímetro assume em diferentes contextos.
Então, agora que você já conhece algumas ferramentas de marceneiro, aproveite para entender o que é e como funciona o paquímetro.
O que é o paquímetro?
O paquímetro é uma ferramenta de medição. Seu formato lembra muito uma mistura entre uma régua e um alicate. Ja o corpo é composto por uma estrutura reta e retangular, bem fina, parecido mesmo com uma régua, tendo duas pinças na ponta, que também lembram a cabeça de um alicate.
Porém, as pinças do paquímetro não servem para pinçar, agarrar, torcer e segurar nada, mas sim para auxiliar o instrumento a realizar suas medições. Como mencionamos, o paquímetro é uma ferramenta de medição, mas não de qualquer tipo. A vantagem do objeto é dizer o comprimento correto entre dois pontos simétricos e opostos.
Isso faz do paquímetro um objeto indispensável para quem lida com peças pequenas e que precisam ser bem medidas, como parafusos ou pregos. Mas não são apenas pontos de distâncias minúsculas que podem ser medidos pela pinça do paquímetro. A pinça do instrumento é móvel, ou seja, ela pode percorrer todo o corpo do objeto, permite que itens, com 10 centímetros, 20 ou até 30 sejam medidos pela ferramenta.
O paquímetro pode ser feito de diversos materiais. Os mais simples e básicos são feitos de plástico. No entanto, os paquímetros profissionais são confeccionados em aço inoxidável e as ferramentas mais avançadas contam com um visor digital onde é possível verificar a medida captada pela pinça.
Para que serve o paquímetro?
Como já mencionei, o paquímetro é uma ferramenta de medição. No entanto, diferente de outros pares que também são confeccionados com o mesmo objetivo, o paquímetro mede pontos simetricamente opostos. Ele é ótimo para calcular o tamanho de círculos, furos, porcas, pregos, espessuras, entre outras medidas de um mesmo objeto.
Profissionais serralheiros ou funileiros que utilizam com frequência pregos e parafusos, costumam utilizar o paquímetro para calcular a espessura desses objetos. Também é possível identificar com a medição da ferramenta a porca ideal para certos parafusos.
Por sua vez, os eletricistas usam o paquímetro para calcular o tamanho de dutos para passagem de fios. Uma equipe de manutenção de uma fábrica usará o paquímetro para calcular o tamanho de uma peça que está faltando, cano ou duto a ser consertado, entre outras aplicações. Aproveite para conhecer outras 12 ferramentas de eletricista indispensáveis.
O instrumento é essencial quando o assunto é tirar medidas precisas de objetos pequenos, assim o serviço de qualquer profissional é feito de maneira mais segura e com mais precisão. Podemos resumir suas funções como:
-
Medição externa: calculando os pontos de uma perspectiva externa;
-
Medição interna: calculando os pontos da perspectiva interna, como se fosse um duto ou cano;
-
Medição de profundidade;
-
Medição de ressaltos.
Essas são as quatro funções essenciais do paquímetro entre os profissionais, um aparelho sem igual quando o assunto é tirar medidas exatas.
Quais seus elementos e partes?
Para aprender como usar paquímetro de modo completo, devemos entender o que são todos os seus elementos, partes e características. Vamos conhecer a fundo cada um desses pontos.
-
Escala principal: o corpo do paquímetro, uma espécie de régua marcada pelos centímetros;
-
Encosto Guia: usado para medir profundidade;
-
Bicos fixos: usados para medição externa;
-
Orelhas: usadas para medição interna;
-
Cursos: usado para deslizar as orelhas e bicos;
-
Escala de nônio: auxílio visual para medição.
Esses são os principais elementos do paquímetro. Cada uma das suas partes tem uma razão para existir e uma função distinta.
Quais os modelos de paquímetro?
É necessário saber que existem vários modelos de paquímetro diferentes no mercado. Ao longo do artigo, citei dois deles, por exemplo. Agora vou especificar todos, mostrando quais as suas diferentes, características e para que cada um é recomendado.
Paquímetro universal
É o paquímetro mais utilizado. É chamado de universal porque é bem versátil. Realiza medições internas, externas, calcula a distância entre pontos simétricos, calcula ressaltos, entre outras funções. No geral é uma ferramenta mecânica, sem qualquer digitalização.
Paquímetro universal com relógio
É bem parecido com o universal, por isso também leva seu nome. A diferença entre os dois modelos é que este leva um relógio que auxilia e agiliza a medição.
Paquímetro com bico móvel
O paquímetro com bico móvel – ou basculante – é um utensílio utilizado para medir peças angulares, cônicas e com diâmetros diferentes. Seu bico é feito para ser mais flexível e móvel dentro da peça.
Paquímetro de profundidade
Paquímetro exclusivo para calcular a profundidade, serve ainda para calcular furos, buracos, rasgos, entre outros espaços vazados. No geral, é um instrumento mais simples do que os outros paquímetros.
Paquímetro digital
O mais tecnológico. Ele apresenta um display digital que dá a medida exata captada pelo objeto. É uma ferramenta que traz agilidade e rapidez para qualquer trabalho.
Paquímetro duplo
Embora seja um paquímetro bem diferente, parecendo que de fato há dois instrumentos, o seu uso é um tanto limitado. A principal função deste modelo é medir dentes de engrenagens com precisão.
Como usar o paquímetro?
Analisando todo o guia de como usar paquímetro, percebo algo claro sobre o objeto: ele é versátil. Concorda?
E com essa versatilidade, o paquímetro pode medir pelo menos 4 tipos de distâncias que já foram mencionadas. O primeiro passo para usar o instrumento é saber qual dessas medidas você quer tirar. Cada parte do paquímetro é usada para uma dessas distâncias:
-
Orelha: medição interna;
-
Bicos: medição externa;
-
Haste: profundidade;
-
Parte superior: ressalto.
Outro ponto essencial é entender como funciona o nônio. O nônio é uma espécie de escala menor para nos auxiliar visualmente a compreender uma medida pequena.
Caso o cursor do nônio esteja alinhado com o 0, então a escala está proporcionalmente exata. Mas se, por exemplo, o nônio marcar 4, então nossa medida terá uma alteração de 4 milímetros.
Quais cuidados tomar com o paquímetro
Assim como qualquer peça, o paquímetro não é feito de um material indestrutível. Logo são necessários cuidados para que a ferramenta esteja sempre pronta para o uso. Vamos conhecer os principais:
-
Não deixe o paquímetro sujo, em especial suas pontas;
-
Não exponha o paquímetro ao sol;
-
Não desmonte o instrumento;
-
Guarde a ferramenta em local seguro;
-
Não exerça força sobre ela;
-
Evite pancadas e quedas.
Se seguir todos esses cuidados, com certeza terá um paquímetro durável e em boas condições durante muito tempo. Aprendeu como usar o paquímetro de modo correto? Com esse guia você já está mais do que capaz de utilizar a ferramenta sozinho e tirar todas as medidas que precisar!
Aproveite para aprender como organizar ferramentas em caixas e carrinhos e, com isso ter tudo o que precisa de forma prática e rápida. Por aqui, você conferiu um dica cheio de informações sobre o paquímetro. Espero que essas informações sejam muito úteis para você.
Até a próxima!