Por mais que as ferramentas do dia a dia sejam resistentes e altamente duráveis, chega um momento no qual algumas peças começam a apresentar defeitos e é a hora da substituição. O mandril é um acessório que permite que outras peças sejam acopladas em ferramentas diversas, como as furadeiras.

Para garantir a multifuncionalidade dos seus equipamentos, no post de hoje, a Casa do Soldador te explica em detalhes como trocar o mandril da furadeira. Aqui, você confere o passo a passo para retirar e instalar a peça, além de cuidados essenciais antes do reparo.
Continue a leitura!
Antes de tirar o mandril, alguns cuidados essenciais
Para começar o processo de retirada e instalação de um novo mandril, é preciso tomar alguns cuidados no manuseio da ferramenta e troca do acessório. Esses pequenos passos vão garantir a sua segurança, bem como a eficiência da inserção.
Confira abaixo as dicas da Casa do Soldador:
1. Desligue o equipamento e o deixe fora da tomada
Antes de tudo, desligue completamente o equipamento, retirando-a da tomada. É um passo simples, mas que, na correria do dia a dia, algumas pessoas podem negligenciar precauções básicas. Dessa forma, você evita acidentes e facilita o encaixe das peças.

2. Tenha em mãos as ferramentas adequadas para a troca
Para ter uma troca de mandril mais eficiente, deixe separadas as ferramentas corretas para que você possa fazer a retirada e a instalação de maneira mais prática. Será necessário ter uma chave de mandril, chave Allen 1/4 polegadas ou uma chave-inglesa, a depender do tipo de mandril do seu equipamento.

3. Use equipamentos de proteção
Apesar do primeiro passo ser desligar a sua furadeira e deixá-la longe de qualquer corrente elétrica, ainda é importante usar EPIs, como óculos de proteção. Assim, você evita quaisquer objetos voláteis, peças soltas e riscos de acidentes no manuseio da ferramenta.

4. Lubrifique as peças para uma melhor instalação
Na hora de encaixar o novo mandril na sua ferramenta, a lubrificação é fundamental para garantir uma boa instalação, além de evitar atritos e desgastes desnecessários entre as peças. A Casa do Soldador conta com diversas opções de óleos desengripantes e desengraxantes para te auxiliar nesse processo.

Adotando algumas medidas básicas de segurança, você terá uma troca de acessórios mais eficaz e profissional.
Passo a passo para tirar o mandril da furadeira
Existem modelos de mandril com e sem chave de aperto. Por isso, avalie o modelo do seu item para identificar as ferramentas mais adequadas para a soltura e instalação.

Abaixo, a Casa do Soldador trouxe um tutorial simples e geral para que você possa realizar a retirada do acessório. Confira:
- Coloque a furadeira em uma superfície reta, em posição estável e a segure com firmeza;
- Abra completamente a furadeira, retirando os parafusos;
- Insira a chave na abertura direita do mandril;
- Abra o mandril aplicando uma força sobre a chave para rotacionar. Se o seu modelo for de rosca invertida, gire no sentido horário. Caso seja sem rosca, gire em anti-horário para desparafusar como uma rosca comum;
- Repita o processo no orifício esquerdo, para mandril com rosca invertida. Dessa vez, rotacione a chave no sentido anti-horário;
- Solte completamente o mandril.
Tome cuidado para não perder a bolinha metálica que fica na ponta do mandril. Ela é a esfera de rolamento, importante para o bom funcionamento da sua ferramenta. Caso esteja com dificuldade em abrir o mandril, aplique um pouco de óleo lubrificante para facilitar o rosqueamento.
Instalando um novo mandril em 5 etapas
Como você pode perceber, o processo de troca do mandril é relativamente simples e a sua instalação é ainda mais tranquila. Confira as dicas:

- Escolha um novo mandril adequado a sua furadeira. Verifique as especificações do fabricante para garantir o encaixe ideal;
- Insira o mandril na árvore da furadeira e alinhe perfeitamente as partes;
- Use a chave na abertura lateral do mandril. Gire no sentido horário para fixá-lo, aplicando um pouco de pressão sobre a chave;
- Certifique que o mandril esteja bem encaixado e firme. Evite apertar excessivamente para não danificar a ferramenta;
- Finalize a instalação girando o mandril manualmente para evitar atritos desnecessários.
Nessa etapa, também é importante aplicar um pouco de lubrificante para assegurar um encaixe mais facilitado e bom funcionamento do equipamento.
O que fazer quando o mandril da furadeira não aperta?
Para garantir um encaixe eficiente do mandril, será preciso do auxílio de uma ferramenta, como martelo ou pedaço de madeira, para fazer uma pressão sobre a chave e assegurar uma fixação segura. Pode ser necessário dar batidinhas sobre a chave, na direção do rosqueamento, para apertar bem.

Quando trocar o mandril?
Com o tempo, o mandril da ferramenta vai se desgastando, ficando com as arestas lisas ou, até mesmo, enferrujando. Além disso, durante o uso, se perceber que ele emperra ou faz um barulho incomum e excessivo, está na hora de trocar.

Agora que você já sabe como trocar o mandril da sua furadeira, é importante adquirir os acessórios compatíveis com a ferramenta. Para isso, investigue no manual da fabricante quais são as peças necessárias para realizar a troca.
A Casa do Soldador produziu um conteúdo completo com tipos de furadeira para você conhecer os modelos e as suas aplicações para entender qual a ideal para o seu trabalho. Em nosso blog, você encontra outros conteúdos relacionados a ajustes, manutenção, ferramentas e mais assuntos relacionados à construção.