Como tirar parafuso enferrujado ou emperrado? Confira

Pregos e parafusos podem enferrujar com o tempo, muitas vezes, ficando emperrados ou frouxos. Quando isso acontece, é muito importante saber que a força nem sempre vai ser a melhor solução para tirá-los do lugar, por vezes, pode até mesmo piorar a situação.

Se você já passou por esse cenário, provavelmente deve ter percebido que insistir com uma chave de fenda ou Philips é desafiador. Para te ajudar com isso, separei algumas situações que podem acontecer durante essa remoção e dicas de como tirar parafuso enferrujado de forma prática e fácil. Confira o nosso conteúdo completo e fique pronto para pôr a mão na massa!

Antes de tudo: prepare-se e considere alguns fatores

Antes de começar a tentar remover esses itens, é importante tomar alguns cuidados para não ter dor de cabeça ou dificultar ainda mais as coisas. Para isso, listei algumas dicas fundamentais para você:

pessoa aplicando um anti-ferrugem em um parafuso com uma lata spray

  • Evite aplicar força demais: tentar tirar o prego ou o parafuso de forma bruta pode ser uma ideia que só complica mais a situação, já que há chances de piorar o encaixe, entortar o objeto ou até mesmo quebrá-lo;
  • Aplique desengripante: esse produto é um óleo/mineral que serve como lubrificante para fluir essa peça, uma alternativa que facilita o trabalho da chave de fenda;
  • Considere o material: o prego está na madeira ou em uma placa de ferro? Entendendo isso, você consegue definir se pode usar mais força, se precisa tentar remover a ferrugem ou se tem algum equipamento mais adequado para essa remoção.

4 maneiras de tirar parafuso enferrujado ou emperrado

Agora que você já sabe alguns pontos de consideração ao começar a tirar o parafuso ou o prego emperrado e enferrujado, continue lendo para descobrir como realmente colocar as mãos na massa e remover esse item.

1. Utilize uma parafusadeira ou chave de fenda

As parafusadeiras são máquinas com alta potência para tirar os parafusos. Uma vez encaixada, é possível fazer uma remoção prática e fácil. No entanto, ela tem a característica de ser potente, ou seja, esse equipamento causa danos em materiais sensíveis. Nesse caso, um dos melhores itens para isso é a chave de fenda.

pessoa utilizando parafusadeira

Para tirar o parafuso com a parafusadeira, é preciso encaixá-lo e dar uma leve pressionada para começar o movimento de remoção. Em casos que o parafuso ou o prego está mais solto ou bem lubrificado, tudo fica mais prático e fácil.

Vale lembrar que há diferentes tamanhos de chaves de fenda, parafusadeiras, pregos e parafusos. Dessa maneira, sempre verifique se a ferramenta que você for utilizar encaixa-se na sua necessidade.

2. Use um martelo para te auxiliar

O martelo é um utensílio super eficaz em diferentes momentos, inclusive, para remover pregos com ferrugem e emperrados. Com algumas batidinhas, é possível afrouxar, facilitando o processo de desenroscar. Ah, lembre também da possibilidade de usar a parte de trás, fazendo uma remoção mais brusca em casos específicos.

pessoa martelando um um prego

3. Considere o alicate para parafusos espanados

Sabe quando o prego já está mais espanado ou frouxo e tem algo que está o prendendo internamente? Então, nesse momento, o alicate pode ser uma ótima alternativa para terminar de desenroscá-lo. Com um manuseio fácil e sutil, você consegue remover o parafuso que está enterrado.

pessoa removendo parafuso enferrujado com alicate

4. Experimente o saca parafuso

Se nada der certo e você precisar remover muito o parafuso, considere adquirir uma ferramenta chamada saca parafuso. Somente pelo nome já dá para perceber que ela é muito eficiente, pois foi projetada apenas para isso.

O modelo mais comum necessitará de uma perfuração no centro do parafuso que precisa ser extraído (inclusive, extrator de parafuso é outro nome dessa ferramenta). Depois é só inserir o equipamento no furo e girar em sentido anti-horário para que a ponta reversa empurre o parafuso para fora!

O que fazer quando o parafuso fica moído?

É possível fazer um corte na ponta com uma serra ou uma faca afiada para facilitar o encaixe de ferramentas. Dessa maneira, com uma chave de fenda ou um extrator, você remove os resíduos enferrujados.

parafuso moído

O ideal, é claro, é que ele não chegue nesse estado. Algumas dicas importantes para evitar que o parafuso fique dessa forma são:

  • Utilizar lubrificante antes e aguardar esse produto penetrar em ranhuras;
  • Usar ferramentas, como pinças, alicates e chaves de fenda, para tirar o máximo possível do parafuso;
  • Considerar o uso de materiais emborrachados.

Afinal, por que os parafusos e pregos enferrujam?

O principal ponto é entender porque os parafusos e pregos enferrujam para conseguir evitar esse processo natural. O fato é que o motivo principal da ferrugem nesses itens de ferro é a reação natural que acontece com a umidade do ar, ou seja, as oscilações climáticas ligadas com água e oxigênio.

vários parafusos e pregos enferrujados

Para evitar que esse processo ocorra, as opções com processo de galvanização, de depósito de níquel ou cobre e com uma qualidade superior são as mais recomendadas. O revestimento utilizado nessas alternativas permite que haja menos contato com a água, protegendo o item, gerando maior durabilidade e não o enferrujando em um curto período.

Agora, você está preparado caso precise lidar com pregos e parafusos enferrujados. Gostou do conteúdo? Aqui na Casa do Soldador, você encontra diferentes artigos sobre cuidados com ferramentas, melhores lixadeiras do ano, instalações e mais. Continue navegando no blog e confira todos esses posts para sempre melhorar o seu negócio e serviço!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário