A ferrugem é a oxidação que ocorre nos objetos e estruturas feitas com ferro. Ela compromete todo o item contaminado, deixando-o com baixa resistência. Assim, saber como tirar a ferrugem, além de prevenir e identificar, é super importante para quem tem como principal material de trabalho o ferro.
Por isso, pensando em te ajudar nessa missão de ficar livre deste problema, o texto de hoje é sobre como remover a ferrugem, cuidados e prevenção. Continue lendo e confira!
3 maneiras de tirar ferrugem
Por mais que a ferrugem cause danos e seja prejudicial para os objetos, ainda é possível usar algumas técnicas para tirá-la. Separamos as principais, que são eficientes e práticas para o seu dia a dia:
1. Utilize uma solução caseira de vinagre e limão
As propriedades ácidas têm o poder de remover a ferrugem, assim é muito comum recorrer a ingredientes usados no preparo de receitas, como vinagre e limão. Quando se trata desses produtos, o processo é de mergulhar o objeto enferrujado em uma solução de vinagre ou aplicar na área. Deixe agir por algumas horas e, em seguida, esfregue com uma esponja ou escova para ir retirando toda a ferrugem. Enxágue com cuidado e seque bem o local.
Depois de toda essa remoção de ferrugem, é muito importante adotar medidas para evitar esse problema. Isso inclui a aplicação de uma camada de primer ou pintura protetora para ferro, uso de produtos à base de graxa/óleo, criando uma barreira contra umidade e outras técnicas de proteção.
Ao seguir essas orientações e técnicas, você consegue restaurar as superfícies de ferro enferrujadas, dando uma renovada na aparência e prolongando sua durabilidade. Lembre-se de tomar precauções, como utilizar EPIs e sempre higienizar tudo após o uso da técnica, pois esses processos usam produtos e ferramentas danosas para a pele.
2. Aplique eficientes removedores de ferrugem
No mercado, existem vários removedores de ferrugem que podem ser super eficazes para eliminar a ferrugem de objetos de ferro. A melhor forma de usar é seguindo as instruções do produto, pois cada um pode ter suas especificações e aplicá-lo na área enferrujada.
Permita que atue por um período específico e, em seguida, utilize uma escova ou esponja para esfregar e eliminar a ferrugem solta. Enxágue com bastante água e seque o objeto, evitando uma nova oxidação.
3. Realize a limpeza usando uma escova de aço
Uma maneira simples de eliminar a ferrugem é usar uma escova de aço. Esfregue a região enferrujada, realizando movimentos circulares e firmes. Isso ajuda na remoção das camadas superficiais de ferrugem, revelando o metal limpo por baixo.
Ah, não esqueça de utilizar um EPI adequado para esse procedimento, ou seja, as luvas de proteção.
Aprenda a proteger e prevenir o material da ferrugem
Antes de ter que remover a ferrugem, o mais recomendado é tomar ações de proteção e prevenção. Essas atitudes são recomendadas para garantir uma maior vida útil ao produto, maior durabilidade e resistência. Para isso, separei algumas maneiras de proteger os seus melhores ferros de solda ou qualquer outro item.
Considere usar revestimentos protetores
Os revestimentos são uma das melhores alternativas para prevenir a ferrugem. Além disso, existem muitos tipos de revestimentos, como vernizes, ceras e tintas anticorrosivas. Com essa aplicação, você cria uma barreira física entre o ferro e o ambiente, reduzindo as chances de oxidação.
Faça manutenções regulares
Os cuidados com a limpeza e remoção de sujeiras, poeiras e umidade acumulada prolongam a vida útil do ferro e reduzem as chances de aparição de ferrugem. Outro ponto é usar as escovas mais suaves, isso não desgasta o material e ainda vai eliminar oxidações iniciais, mantendo um controle para não desenvolver um problema maior.
Tenha um armazenamento adequado
Na hora de guardar ferramentas, estruturas ou qualquer objeto de ferro, é fundamental que o lugar seja livre de umidade e não tenha uma exposição tão direta com o ar. Sacos de plástico ou recipientes herméticos são perfeitos para parafusos, pregos ou itens pequenos.
Agora, quando se trata de objetos maiores, o recomendado é mantê-los ao menos em um lugar livre de umidade e com uma circulação de ar saudável.
Mantenha um controle de umidade
O controle de umidade é a principal maneira de reduzir a aparição de ferrugem. Esse é um dos principais catalisadores da ferrugem, então utilizar desumidificadores e uma ventilação adequada em ambientes fechados auxilia a não surgir esse problema.
Outro ponto fundamental é não deixar o ferro exposto à chuva ou água por longos períodos. Então, sempre considere guardar esses itens em pontos fechados ou cobertos.
Quais são os principais danos causados pela ferrugem?
Muito se disse sobre prevenir a ferrugem, mas quais são os perigos que ela pode causar? Para você ficar ciente e atento dos danos desses problemas, confira a lista:
- Corrosão da estrutura e objeto: a reação da ferrugem é corrosiva, enfraquecendo o material e prejudicando toda a estrutura e sua durabilidade.
- Diminui a resistência: a perda da resistência é um fator que coloca o objeto sujeito a falhas dentro de sua função, além de enfraquecer o material e diminuir sua capacidade de suportar pesos.
- Estética degradada: o surgimento de manchas espalhadas pela superfície é um aspecto desse problema. Assim, a sua aparência também fica modificada.
- Perda prematura do item ou estrutura: o processo de oxidação do ferro leva à corrosão e redução da vida útil do material, precisando de substituições com maior frequência.
- Riscos com a segurança: no caso de estruturas de ferro maiores ou pregos que sustentam pontos importantes, a periculosidade de acidentes é maior, uma vez que esse problema deixa fragilizada toda a resistência do ferro. Em equipamentos, esse problema também pode atrapalhar o funcionamento, aumentando os riscos de acidentes.
Gostou do conteúdo? Agora que você sabe um pouco mais sobre ferrugem, que tal conferir o nosso post sobre xxx. Aqui na Casa do Soldador, você encontra muitos posts sobre soldagem MIG/MAG, EPI’s, formas de trabalhar com madeira e muito mais. Confira!