Guia completo: saiba como parafusar corretamente

Parafusar pode ser uma missão que gera muitas dúvidas até em profissionais. Com diferentes tipos de parafusos existentes, equipamentos para utilizar e métodos, é muito comum existirem dúvidas de como realizar esse trabalho de forma assertiva, não é mesmo?

Essa ação é usada para diferentes fins, uma vez que é um trabalho visto tanto de nível profissional quanto casual. Adicionar um parafuso firme em um móvel, utensílio ou superfície, pode ter objetivo de fixar um terceiro item, como quadros ou ganchos, ou também pode ser para construir algo, no caso dos guarda-roupas montados com essa técnica.

Assim, separei alguns métodos, equipamentos e informações essenciais para você parafusar uma superfície sem dificuldades. Continue lendo o post de hoje e confira um guia completo sobre parafusar corretamente.

Tipos de parafusos e suas aplicações

Antes de tudo, compreender a existência de alguns parafusos é fundamental. Com uma vasta gama de opções, fiz uma lista com os principais tipos de parafusos e suas funcionalidades. Confira e saiba qual é o modelo ideal para a sua necessidade.

Parafuso Francês

O parafuso francês permite parafusar madeira com travamento de qualidade. Sua estrutura é baseada na cabeça de cogumelo com um corpo de seção quadrada. Além de vigas de madeira, placas metálicas e pallets que são outros itens que esse objeto consegue fixar com qualidade.

Parafuso Sextravado

Sua estrutura tem ótimo desempenho em projetos de engenharia e automobilismo, uma vez que o seu corpo é fino e a cabeça hexagonal. Dessa maneira, sua estabilidade é muito vista em mesas, estantes, rodas de carros, pontes e mais.

Ah, um ponto importante é que a ferramenta ideal para afrouxar ou apertar esse parafuso é a chave-inglesa, biela ou de boca. Assim, é possível dar mais fixação nesse item ao utilizá-lo.

Parafuso Sextavado Interno

A diferença principal do parafuso sextavado interno é que a sua cabeça forma uma fenda, por conta das 6 faces que se direcionam para a parte interna. Dessa maneira, a chave Allen consegue se conectar para apertar ou afrouxar.

Ele é encontrado em muitas máquinas, indústrias e principalmente em mobílias. Isso por conta de ter um fácil manuseio, garantindo uma durabilidade na montagem e desmontagens dos mais diversos móveis.

Parafuso Máquina

Esse tipo de parafuso é muito comum em projetos com peças metálicas, garantindo boa resistência, durabilidade e facilidade de trabalho. Entre os locais de uso, é possível encontrá-lo em eletrodomésticos, maquinários e instalações elétricas. Normalmente, eles são feitos de aço inox, aço carbono e latão, reduzindo as chances de oxidação.

Parafuso para madeira

Diferentes parafusos são usados na madeira, como os modelos em níquel, latão, bronze, níquel ou aço inox. Assim, sua estrutura sempre é focada para manter a fixação de placas de madeiras, ripas e vigas. Com opções mais finas e robustas, esses parafusos têm uma resistência média.

Parafuso plastic

O parafuso plastic é um dos que mais combina com as chaves de fenda Philips. Utilizado em instalações, eles têm uma estrutura firme e duradoura, indicado para aplicações em componentes de plásticos por conta de sua rosca afiada e furo preciso.

Ferramentas necessárias para parafusar

Além do parafuso, é fundamental ter uma parafusadeira ou chave de fenda que seja compatível com o furo que você irá realizar. Saber usar uma parafusadeira e selecionar um modelo adequado, ajuda a atender as demandas de projetos de nível profissional ou residencial. Esse item é prático e ágil de se utilizar.

No entanto, as chaves de fenda, como a famosa Philips, também garantem um bom resultado e fixação dos parafusos. Além desses itens, há a bucha, um acessório que auxilia na estabilidade desse trabalho. Sempre considere adicionar a bucha, pois ela irá aumentar a durabilidade do seu trabalho.

O passo a passo para parafusar corretamente

Agora que você já sabe os materiais que vai precisar, os tipos de parafuso, chegou a hora de saber o passo a passo de como parafusar corretamente, não é mesmo? Siga os nossos 6 passos para realizar esse trabalho.

1° Prepare a superfície

Higienize a superfície que será furada, remova os atritos e deixe o espaço bem limpo para conseguir realizar o furo sem empecilhos. Além disso, confira se não há nada que possa atrapalhar nas redondezas da região selecionada.

2° Separe as buchas se for necessário

Compre buchas do tamanho adequado para os parafusos e separe-as para adicioná-las quando necessário. Elas são itens que auxiliam nesse processo, garantindo ótimos resultados na estabilidade e durabilidade.

3° Meça com precisão onde será realizado o furo

Com tudo preparado, meça a região onde será feito o furo, seja com esquadro, régua ou outras ferramentas de medição. No ponto desejado, faça uma marcação para poder posicionar o furo.

4° Faça um furo base para nortear

Faça um furo base antes, esse passo é praticamente uma dica. Realizar esse pré-preparo da região onde será parafusado é importante para conseguir manter uma estabilidade na direção na hora de fazer o furo definitivo.

5° Encaixe a bucha com o parafuso

Encaixe a bucha no parafuso, esse momento deve ser feito com atenção, pois não é recomendado que fique desregulado ou fora de posição. Assim, você evita emperrar o parafuso e facilitar na sua remoção quando necessário.

6° Realize o furo na superfície

Por fim, realize o furo com a parafusadeira, isso deve ser feito posicionando-a em uma angulação correta. A maioria dessas máquinas tem um bom desempenho para essa atividade, assim, siga as especificidades de sua máquina.

Dicas profissionais para parafusar com eficiência

N processo todo não há muitos segredos, porém, ainda é possível melhorar e ter maior assertividade. Por isso, separei algumas dicas:

  • Utilize medidas e tamanhos coerentes com a realidade;
  • Saiba remover ferrugem dos parafusos;
  • Adicione os parafusos considerando a manutenção;
  • Evite sobrecarga por falta de parafusos;
  • Escolha equipamentos de alta qualidade.

Gostou do conteúdo? Aqui na Casa do Soldador, você encontra esse e muitos outros artigos sobre atividades como soldagem MIG/MAG, instalações e mais. Continue por aqui e confira técnicas e truques para executar os seus trabalhos com qualidade e praticidade.

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

2 comentários em “Guia completo: saiba como parafusar corretamente”

Deixe um comentário