Como cortar parafuso: ferramentas e dicas para o serviço eficiente

Quando estamos fazendo uma manutenção ou instalação pela primeira vez, nem sempre temos todos os componentes, ferramentas e equipamentos ideais à disposição. O parafuso é um desses casos: existem diversos modelos e várias aplicações para eles.

Por isso, no post de hoje, a Casa do Soldador te explica o passo a passo de como cortar parafuso para garantir o encaixe perfeito na sua placa. Para isso, você precisará de um alicate ou serra, lixas, furadeira e porcas.

Vem com a gente aprender mais essa dica!

1. Verifique o tamanho do parafuso

A primeira etapa no seu processo de cortar parafuso é verificar o tamanho dele em relação à superfície em que ele será inserido. Faça um furo teste, com uma furadeira, na largura do componente para que ele seja retirado com facilidade.

verifique o tamanho do parafuso

Com uma caneta, faça uma marcação na parte que estiver sobrando e deve ser eliminada. Você também pode colocar uma porca no local que deve ser feita a aplicação de força.

2. Utilize ferramentas adequadas e de qualidade

Os parafusos são fabricados em materiais resistentes, como o aço, e, para parti-los, é preciso utilizar ferramentas de boa qualidade que sejam igualmente ou mais resistentes que eles. Por isso, os alicates que vêm em kits com chaves podem não ser adequados para essa atividade.

utilize ferramentas adequadas e de qualidade

Invista em alicates, como os combinados e de corte, serras de arco ou torquês. Essas ferramentas são as mais indicadas para realizar o serviço por proporcionarem um encaixe correto do parafuso. Dessa forma, você consegue aplicar a pressão necessária para o corte do componente.

3. Aposte em acessórios que facilitem o corte

Além das ferramentas que irão fazer a incisão do material, outros equipamentos também podem ser úteis nessa atividade, como roscas e, até mesmo, uma parafusadeira. Para isso, será preciso delimitar o corte com o apoio de porcas no parafuso e acoplá-lo na parafusadeira.

aposte em acessórios que facilitem o corte

Com uma serra de arco ou mini-serra, você poderá colocar os dentes em contato com o parafuso enquanto a ferramenta elétrica rotaciona. Essa é uma maneira prática e eficiente de realizar um corte seguro, estável e rápido, sem aplicação de muita força.

4. Realize o corte do parafuso

Seja com uma serra ou com um alicate, agora é hora de realizar o corte do parafuso! Mantenha-o fixo e estável em uma superfície. Pode ser em maquinário, em pedaço de madeira ou na furadeira, como na sugestão anterior.

realize o corte do parafuso

Então, com o alicate universal ou de parafuso, encaixe o parafuso no furo certo e aperte o aparelho. Pressione com firmeza até perceber que o parafuso caiu, evitando torcer o alicate para não realizar um corte irregular ou danificar a peça.

Com o torquês, o processo será semelhante. Eles são fabricados em aços com garras resistentes e cabos alongados, que facilitam o manuseio da ferramenta.

No caso das serras, quanto mais fixa a peça estiver, mais fácil será o processo de serrar o parafuso. Aposte em modelos de arco que garantem maior firmeza ao segurar e realizar o movimento de corte.

As dicas que a Casa do Soldador te deu até agora vão tornar esse processo ainda mais facilitado. Com as ferramentas certas em mãos e a medição correta no componente, as chances de dar certo são altíssimas.

5. Faça o acabamento da peça

Para finalizar todo o trabalho que você teve até aqui, é importante fazer o acabamento do parafuso e da peça em que ele foi utilizado. Dessa forma, você assegura que ele esteja reto, sem desníveis e com um encaixe mais próximo do perfeito para a sua aplicação.

faca o acabamento da peca

Use, em um primeiro momento, uma mini serra para retirar a ponta e deixá-la chapada, reduzindo o seu comprimento, sem danificar os outros componentes da sua peça. Após esse processo, você pode se utilizar de lixas grossas ou lixadeiras para retirar a aspereza do parafuso cortado.

No blog da Casa do Soldador, você encontra um post onde explicamos os diferentes tipos de lixadeiras que melhor atendem o que você mais precisa. Vale a pena conferir!

Se mesmo com os ajustes ainda permanecer uma parte do parafuso sobrando, porcas e roscas são excelentes alternativas! Elas te dão a segurança de que o componente vai se manter fixo, sem risco de escapar da placa.

Elas são fáceis de instalar e você precisará de uma chave para rosqueá-la firmemente na peça. Seguindo essas orientações, temos certeza de que você fará um ótimo trabalho ao cortar parafuso, seja um iniciante ou um especialista no assunto.

Aqui no blog da Casa do Soldador, você descobre muitos outros conteúdos com dicas e tutoriais de manutenção, troca e reparo de ferramentas. Além disso, também contamos com listas de melhores equipamentos para te auxiliar nas suas atividades profissionais e domésticas.

Aproveite e confira o nosso conteúdo: como trocar o mandril da furadeira e realize a perfuração perfeita para o encaixe do seu parafuso adaptado! Te espero no próximo post!

Até mais!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário