Como abrir portão elétrico manualmente? Entenda no blog!

Um esforço como abrir portão elétrico manualmente pode ser desagradável para muitas pessoas, não é mesmo? Principalmente se você não possui muita prática na abertura dos portões elétricos.

É por este motivo que estou aqui, ajudarei você a resolver esta questão rapidamente, de maneira muito prática e simples! Vamos lá?

Como abrir portão elétrico manualmente?

Se você está com dúvida em como abrir o portão elétrico de sua casa manualmente, saiba que é possível, sim, fazer isso. Você pode fazer isso com a chave Allen ou até mesmo com uma chave que fica na parte de trás do portão.

Você precisa comparar qual das duas é a maneira mais simples e prática de abri-lo manualmente, para garantir agilidade no dia a dia, até solicitar o reparo, que precisa ser contratado se realmente houver necessidade.

Saiba que nem sempre existirá a obrigação de solicitar auxílio de especialistas ou de maridos de aluguel para resolver os problemas que impedem seu portão de abrir automaticamente.

O problema que te leva a precisar identificar outros métodos para entrar e sair de casa pode ser causado pela falta de pilhas novas no controle ou porque faltou energia elétrica, por exemplo.

1. Usando uma chave Allen

Você sabia que tem como abrir portão elétrico manualmente com ajuda da Chave Allen, que vem acompanhada do motor? Pois bem, em geral, há uma abertura na parte de trás do portão e você deve colocar o objeto até ficar encaixado no parafuso.

Vire a sua chave sempre no sentido horário e faça a abertura manual. Não esqueça que para fechá-lo é necessário apenas girar a sua chave no sentido anti-horário, e o fará funcionar novamente automaticamente.

Confira também: Como organizar ferramentas em caixas, carrinhos e mais!

2. Usando a chave da parte traseira

Também há opção sem a chave Allen, mas com a chavinha da parte traseira, que é igualmente simples. Basta abrir a parte de trás do seu motor com ajuda de uma chave, puxar a alavanca que fica no meio da fechadura e abrir o portão você mesmo.

chave da parte traseira do portão

Se você estiver com dúvidas sobre o tipo de chave a ser usada, procure nos objetos postos na garagem. Certamente você deve tê-la guardado, pois é um objeto que costuma acompanhar todos os motores dos portões de correr, por ser essencial para este tipo de situação.

Por que meu portão elétrico parou de funcionar?

Você viu como abrir portão elétrico manualmente em caso de mau funcionamento, mas saiba que o seu funcionamento pode ter parado por motivos diversos, como erros, falta de energia elétrica, desgaste de pilhas ou baterias do controle ou problemas no pivô do portão.

Se você tem certeza de que o problema não está ligado com o que falamos acima, procure por ajuda de profissionais capacitados para determinar a causa e realizar o conserto. É muito importante que, para não estragar o objeto, pessoas especializadas realizem os devidos reparos.

A observação do funcionamento do portão fará você entender o que acontece, e procurar resolver o que quer que seja, sem dificuldades e mais rapidamente.

Principalmente, se você perceber que, de uns dias para cá, ele está com dificuldades de abrir por conta do controle ou um problema no motor.

1. Ele travou

Para te ajudar a identificar se será necessário abrir manualmente, veja se ocorre barulhos na hora de tentar fazer a abertura do portão. Se você perceber que realmente há sons estranhos, é porque ele ficou travado e as engrenagens não conseguem rolar normalmente.

Agora que você já sabe como abrir portão elétrico manualmente, você usará uma das chaves mencionadas e manterá atenção no som feito na hora de abri-lo. Se você ouvir um barulho durante o giro da engrenagem, é porque ele está totalmente travado.

Como limpar o portão travado?

Não se esqueça que apesar de saber como abrir portão elétrico manualmente, é importante recuperar a praticidade de seu funcionamento usual e isso exigirá de você a manutenção regular do objeto. É por este motivo que você deve mantê-lo sempre limpo e bem lubrificado, a fim de evitar usar força física diariamente para sua abertura.

O primeiro passo para a limpeza é desligar a energia, e deixá-lo totalmente fechado. Você terá contato direto com os trilhos de rolamento e com um pano totalmente limpo, passe-o na região a fim de remover o que houver de poeira. 

Se a poeira for em maior quantidade, trabalhe com o aspirador de pó. A lubrificação exige que você não use as graxas tradicionais. Ao invés delas, compre as feitas com base em lítio, pois não deixam o motor oxidar e ser corroído com o tempo. 

Para garantir que fique sempre lubrificado, você deve passar um bom lubrificador tanto nas molas quanto nos mancais, tranca e rolamentos. Isso evitará que as peças fiquem enferrujadas por conta da ação do tempo e da chuva.

Como você viu nas dicas de como abrir portão elétrico manualmente, a ação pode ser evitada com um pouco mais de paciência na limpeza, que pode parecer cansativa, mas valerá a pena quando você o ver funcionando corretamente, sem precisar empurrá-lo a todo momento.

2. Ele está descodificado

Para verificar o que evita que seu portão elétrico funcione corretamente, você deve analisar o seu controle. É muito comum que, em determinado momento, este pequeno objeto sofra com um problema em sua codificação e não lerá mais o código inserido nele.

Se você quiser reconfigurar o controle, sugerimos que procure por pessoas capacitadas. Evite fazer este processo por conta própria, a fim de não se machucar ou estragar a placa presente no controle.

3. Faltou energia

Não esqueça que abrir portão elétrico exige sempre a presença de energia elétrica no domicílio. É normal você não saber que está sem luz na casa, já que estava na rua, e este pode ser um problema que acontece quando menos se espera.

Se você realmente não conseguir fazer a abertura, use uma de nossas dicas. Abra e após entrar no lar, veja se existe energia e, caso não tenha, você saberá o motivo para não conseguir abrir o portão como de costume.

4. Acabou a pilha ou bateria do controle

O problema de não conseguir abrir o portão elétrico automaticamente pode acontecer se o controle estiver com pilhas ou baterias antigas. A troca regular dos dois precisa ser feita, para evitar que você tenha que descer do carro e fazer a abertura por conta própria.

Da mesma maneira que o portão exige energia elétrica, o controle precisará de um dos dois para ficar ativo. É por este motivo que, se você perceber que o controle está mais fraco, demora para responder ou nem pisca a luz ao apertar os botões, deve trocar imediatamente as pilhas ou bateria. Tá aí um reparo da casa para fazer você mesmo!

5. Deu defeito no motor

Você sabia que se não for feita uma manutenção regular no motor do portão, este sofrerá com problemas na hora de abrir? Sempre recomendamos que procure por especialistas nesta área, para garantir que o serviço ocorra com perfeição e o seu portão volte a funcionar como antes.

Saber como abrir portão elétrico manualmente, te ajudará a resolver o problema temporariamente em casos de falta de energia, desgaste de pilhas ou defeito no motor. Resolver estes problemas é simples e você deve observar o que causa a falta de abertura dele.

Percebe como abrir portão elétrico manualmente pode ser mais prático com as dicas corretas? Claro, se você mantiver os cuidados regulares com ele, deixará de ser necessário usar chaves e força física para deixá-lo aberto apenas para entrar na garagem de casa.

O cuidado redobrado garante que você tenha sempre o melhor desempenho dele, e que este funcione quando for acionado pelo controle remoto.

Gostou do conteúdo? Navegue pelo blog e confira muitas outras informações que podem te ajudar no dia a dia, como por exemplo os materiais para corrigir imperfeições na parede.

Nos vemos lá!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário